O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675 |
Resumo: | O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020 |
id |
UFU-2_35f48eaf2c947ccacc76fff44f1a0c18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57675 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel SerresOntofenomenologiaEpistemologiaEducaçãoMichel SerresO terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5767510.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 581-6061982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/30974https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/35777Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente Pinho, Romana2023-06-06T16:28:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57675Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:28:57Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
title |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
spellingShingle |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Valente Pinho, Romana Ontofenomenologia Epistemologia Educação Michel Serres |
title_short |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
title_full |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
title_fullStr |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
title_full_unstemmed |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
title_sort |
O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres |
author |
Valente Pinho, Romana |
author_facet |
Valente Pinho, Romana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente Pinho, Romana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ontofenomenologia Epistemologia Educação Michel Serres |
topic |
Ontofenomenologia Epistemologia Educação Michel Serres |
description |
O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/30974 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/35777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 581-606 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207234029060096 |