O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente Pinho, Romana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675
Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020
id UFU-2_35f48eaf2c947ccacc76fff44f1a0c18
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57675
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel SerresOntofenomenologiaEpistemologiaEducaçãoMichel SerresO terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5767510.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 581-6061982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/30974https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/35777Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente Pinho, Romana2023-06-06T16:28:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57675Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:28:57Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
title O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
spellingShingle O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
Valente Pinho, Romana
Ontofenomenologia
Epistemologia
Educação
Michel Serres
title_short O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
title_full O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
title_fullStr O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
title_full_unstemmed O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
title_sort O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
author Valente Pinho, Romana
author_facet Valente Pinho, Romana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente Pinho, Romana
dc.subject.por.fl_str_mv Ontofenomenologia
Epistemologia
Educação
Michel Serres
topic Ontofenomenologia
Epistemologia
Educação
Michel Serres
description O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres. Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.Data de registro: 06/10/2020Data de aceite: 25/11/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/30974
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675/35777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 581-606
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234029060096