The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582 |
Resumo: | A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem. The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018 |
id |
UFU-2_49b0b635f5eb2f00375c5cd3627947f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41582 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and educationLa filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educaciónA filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educaçãoMichel SerresCorpoConhecimentoEducaçãoMestiçagemA filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem. The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4158210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1051-10731982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38085https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38086Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreGaranhani, Marynelma Camargo2024-02-19T18:38:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41582Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:38:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação |
title |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
spellingShingle |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Vanzuita, Alexandre Michel Serres Corpo Conhecimento Educação Mestiçagem |
title_short |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
title_full |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
title_fullStr |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
title_full_unstemmed |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
title_sort |
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education |
author |
Vanzuita, Alexandre |
author_facet |
Vanzuita, Alexandre Garanhani, Marynelma Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Garanhani, Marynelma Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzuita, Alexandre Garanhani, Marynelma Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Michel Serres Corpo Conhecimento Educação Mestiçagem |
topic |
Michel Serres Corpo Conhecimento Educação Mestiçagem |
description |
A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem. The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38085 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1051-1073 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166629199872 |