BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687 |
Resumo: | O estilo dos escritos aristotélicos apresenta grandes dificuldades para os intérpretes. Até meados do século passado, predominava a visão de que Aristóteles teria escrito verdadeiros tratados, cuja configuração interna obedecia ao claro objetivo de expor teses em argumentos limpidamente ordenados, que pudessem ser lidos e compreendidos por qualquer leitor. Mas esse retrato veio paulatinamente se esboroando. Inicialmente, flagrantes contradições no presumido “sistema” vieram a pôr em dúvida a unidade e coerência interna de alguns destes tratados. Não obstante, continuava-se ainda a acreditar num modo de exposição similar a um tratado moderno: as contradições atestariam apenas a esquizofrenia platônico-asclepíada de Aristóteles, indeciso (e inconsistente) entre sua tendência racionalista e sua tendência empirista. Aos poucos, no entanto, parâmetros mais refinados de exegese permitiram retornar a uma percepção que de certo modo, já estava presente nos comentadores gregos e medievais. A saber: ainda que tenha escrito obras unificadas por objetivos e horizontes claramente determinados, Aristóteles nos exibe um estilo argumentativo parcimonioso, elíptico, às vezes cabalmente obscuro, de modo que dificilmente poderíamos imaginá-lo como um escritor que, expondo suas teses, estaria pensando na legibilidade de seus escritos para um leitor qualquer – o próprio título da Física, Physike Akroasis, deixa clara a percepção antiga de que o texto apresentava um “curso” destinado aos colaboradores de Aristóteles. [...] Palavras-chave: Filosofia Antiga; Aristóteles; Física de Aristóteles. |
id |
UFU-2_37494d5a1414b493a06ef1b7cd4aff64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/687 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing)Filosofia AntigaAristótelesFísica de AristótelesO estilo dos escritos aristotélicos apresenta grandes dificuldades para os intérpretes. Até meados do século passado, predominava a visão de que Aristóteles teria escrito verdadeiros tratados, cuja configuração interna obedecia ao claro objetivo de expor teses em argumentos limpidamente ordenados, que pudessem ser lidos e compreendidos por qualquer leitor. Mas esse retrato veio paulatinamente se esboroando. Inicialmente, flagrantes contradições no presumido “sistema” vieram a pôr em dúvida a unidade e coerência interna de alguns destes tratados. Não obstante, continuava-se ainda a acreditar num modo de exposição similar a um tratado moderno: as contradições atestariam apenas a esquizofrenia platônico-asclepíada de Aristóteles, indeciso (e inconsistente) entre sua tendência racionalista e sua tendência empirista. Aos poucos, no entanto, parâmetros mais refinados de exegese permitiram retornar a uma percepção que de certo modo, já estava presente nos comentadores gregos e medievais. A saber: ainda que tenha escrito obras unificadas por objetivos e horizontes claramente determinados, Aristóteles nos exibe um estilo argumentativo parcimonioso, elíptico, às vezes cabalmente obscuro, de modo que dificilmente poderíamos imaginá-lo como um escritor que, expondo suas teses, estaria pensando na legibilidade de seus escritos para um leitor qualquer – o próprio título da Física, Physike Akroasis, deixa clara a percepção antiga de que o texto apresentava um “curso” destinado aos colaboradores de Aristóteles. [...] Palavras-chave: Filosofia Antiga; Aristóteles; Física de Aristóteles.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68710.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-687Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 183-1901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687/624Copyright (c) 2016 Lucas Angionehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAngione, Lucas2023-05-08T16:53:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/687Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-08T16:53:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
title |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
spellingShingle |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) Angione, Lucas Filosofia Antiga Aristóteles Física de Aristóteles |
title_short |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
title_full |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
title_fullStr |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
title_full_unstemmed |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
title_sort |
BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing) |
author |
Angione, Lucas |
author_facet |
Angione, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angione, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Antiga Aristóteles Física de Aristóteles |
topic |
Filosofia Antiga Aristóteles Física de Aristóteles |
description |
O estilo dos escritos aristotélicos apresenta grandes dificuldades para os intérpretes. Até meados do século passado, predominava a visão de que Aristóteles teria escrito verdadeiros tratados, cuja configuração interna obedecia ao claro objetivo de expor teses em argumentos limpidamente ordenados, que pudessem ser lidos e compreendidos por qualquer leitor. Mas esse retrato veio paulatinamente se esboroando. Inicialmente, flagrantes contradições no presumido “sistema” vieram a pôr em dúvida a unidade e coerência interna de alguns destes tratados. Não obstante, continuava-se ainda a acreditar num modo de exposição similar a um tratado moderno: as contradições atestariam apenas a esquizofrenia platônico-asclepíada de Aristóteles, indeciso (e inconsistente) entre sua tendência racionalista e sua tendência empirista. Aos poucos, no entanto, parâmetros mais refinados de exegese permitiram retornar a uma percepção que de certo modo, já estava presente nos comentadores gregos e medievais. A saber: ainda que tenha escrito obras unificadas por objetivos e horizontes claramente determinados, Aristóteles nos exibe um estilo argumentativo parcimonioso, elíptico, às vezes cabalmente obscuro, de modo que dificilmente poderíamos imaginá-lo como um escritor que, expondo suas teses, estaria pensando na legibilidade de seus escritos para um leitor qualquer – o próprio título da Física, Physike Akroasis, deixa clara a percepção antiga de que o texto apresentava um “curso” destinado aos colaboradores de Aristóteles. [...] Palavras-chave: Filosofia Antiga; Aristóteles; Física de Aristóteles. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-687 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687/624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucas Angione http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucas Angione http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 183-190 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231582732288 |