Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984 |
Resumo: | O papel da Educação na transformação das sociedades tem sido muito estudado, discutido e questionado, determinando, a partir de posições paradigmáticas diversas, entendimentos não apenas diferentes, mas, por vezes, contrários a respeito. Tal definição da função educativa é uma preocupação permanente do homem, se não por outras razões, até mesmo pela necessidade que tem de refletir sobre a própria trajetória terrena, enquanto educador e educando, condições que a existência lhe delega e impõe. Exemplifica a afirmação a ocorrência de debates internacionais como o ocorrido na década de 70, entre representantes de todo o mundo, em um programa desenvolvido durante cinco anos e relatado em publicação da UNESCO (1981) intitulada “Finalités de l’education: études et enquêtes d’éducation comparée”. Na mesma direção, registra-se, nos dias atuais, em nosso país, a 18ª Reunião Anual ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – realizada em Caxambu (MG), no período de 17 a 21 de setembro de 1995, cujo tema central – Poder, Política e Educação – foi aceito unanimemente pelos anpedianos. [...] Palavras-chave: Educação; Debates internacionais; ANPEd. |
id |
UFU-2_38724b67ea7d291fe106428237595c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/984 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEducaçãoDebates internacionaisANPEdO papel da Educação na transformação das sociedades tem sido muito estudado, discutido e questionado, determinando, a partir de posições paradigmáticas diversas, entendimentos não apenas diferentes, mas, por vezes, contrários a respeito. Tal definição da função educativa é uma preocupação permanente do homem, se não por outras razões, até mesmo pela necessidade que tem de refletir sobre a própria trajetória terrena, enquanto educador e educando, condições que a existência lhe delega e impõe. Exemplifica a afirmação a ocorrência de debates internacionais como o ocorrido na década de 70, entre representantes de todo o mundo, em um programa desenvolvido durante cinco anos e relatado em publicação da UNESCO (1981) intitulada “Finalités de l’education: études et enquêtes d’éducation comparée”. Na mesma direção, registra-se, nos dias atuais, em nosso país, a 18ª Reunião Anual ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – realizada em Caxambu (MG), no período de 17 a 21 de setembro de 1995, cujo tema central – Poder, Política e Educação – foi aceito unanimemente pelos anpedianos. [...] Palavras-chave: Educação; Debates internacionais; ANPEd. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984Educação e Filosofia; v. 9 n. 18 (1995): v.9 n.18 jul./dez. 1995; 5-61982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984/894Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltranhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeltran, Regina Célia de Santis2022-12-05T12:24:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/984Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-12-05T12:24:02Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Feltran, Regina Célia de Santis Educação Debates internacionais ANPEd |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Feltran, Regina Célia de Santis |
author_facet |
Feltran, Regina Célia de Santis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feltran, Regina Célia de Santis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Debates internacionais ANPEd |
topic |
Educação Debates internacionais ANPEd |
description |
O papel da Educação na transformação das sociedades tem sido muito estudado, discutido e questionado, determinando, a partir de posições paradigmáticas diversas, entendimentos não apenas diferentes, mas, por vezes, contrários a respeito. Tal definição da função educativa é uma preocupação permanente do homem, se não por outras razões, até mesmo pela necessidade que tem de refletir sobre a própria trajetória terrena, enquanto educador e educando, condições que a existência lhe delega e impõe. Exemplifica a afirmação a ocorrência de debates internacionais como o ocorrido na década de 70, entre representantes de todo o mundo, em um programa desenvolvido durante cinco anos e relatado em publicação da UNESCO (1981) intitulada “Finalités de l’education: études et enquêtes d’éducation comparée”. Na mesma direção, registra-se, nos dias atuais, em nosso país, a 18ª Reunião Anual ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – realizada em Caxambu (MG), no período de 17 a 21 de setembro de 1995, cujo tema central – Poder, Política e Educação – foi aceito unanimemente pelos anpedianos. [...] Palavras-chave: Educação; Debates internacionais; ANPEd. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984/894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 9 n. 18 (1995): v.9 n.18 jul./dez. 1995; 5-6 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232636551168 |