Algumas observações à antropologia filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves-Tannús, Márcio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984
Resumo: Palavra composta, de origem grega “antropologia” significa estudo, doutrina, ciência do homem. O primeiro de seus componentes: “antropo” é derivado do grego “anthròpos” e significa homem. O segundo: “logia” vem do grego “lógos” e significa palavra, estudo, tratado. O que, todavia, de fato ocorre é a existência de várias disciplinas todas elas denominadas “Antropologia”. Há uma Antropologia Física, subdisciplina da Zoologia, que se interessa pelo corpo humano, e, em especial, pelos aspectos especificamente humanos. Há uma Antropologia Social, que se ocupa dos fenômenos característicos das sociedades dos homens. Há, também, uma Antropologia Cultural, que estuda as diversas culturas das diferentes comunidades humanas. Há ainda, finalmente, uma Antropologia Filosófica, tema deste trabalho. As observações que seguem, sobre a Antropologia Filosófica, terão por base o exposto no trabalho de Arnold Gehlen intitulado: “Zur Geschichte der Anthropologie” (Para uma história da Antropologia), e incluído em seu livro “Athropologische Forschung” (Pesquisa Antropológica). O segundo é a divisão, ainda atual, das ciências em humanas e naturais. [...] Palavras-chave: Antropologia; Filosofia; Ciência do homem; Ação humana, Arnold Gehlen.
id UFU-2_3bbfedf95eba54b9b9c577d426e4c6ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1984
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Algumas observações à antropologia filosóficaAntropologiaFilosofiaCiência do homemArnold GehlenPalavra composta, de origem grega “antropologia” significa estudo, doutrina, ciência do homem. O primeiro de seus componentes: “antropo” é derivado do grego “anthròpos” e significa homem. O segundo: “logia” vem do grego “lógos” e significa palavra, estudo, tratado. O que, todavia, de fato ocorre é a existência de várias disciplinas todas elas denominadas “Antropologia”. Há uma Antropologia Física, subdisciplina da Zoologia, que se interessa pelo corpo humano, e, em especial, pelos aspectos especificamente humanos. Há uma Antropologia Social, que se ocupa dos fenômenos característicos das sociedades dos homens. Há, também, uma Antropologia Cultural, que estuda as diversas culturas das diferentes comunidades humanas. Há ainda, finalmente, uma Antropologia Filosófica, tema deste trabalho. As observações que seguem, sobre a Antropologia Filosófica, terão por base o exposto no trabalho de Arnold Gehlen intitulado: “Zur Geschichte der Anthropologie” (Para uma história da Antropologia), e incluído em seu livro “Athropologische Forschung” (Pesquisa Antropológica). O segundo é a divisão, ainda atual, das ciências em humanas e naturais. [...] Palavras-chave: Antropologia; Filosofia; Ciência do homem; Ação humana, Arnold Gehlen.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/198410.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1984Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 5-101982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984/1654Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannúshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Chaves-Tannús, Márcio2022-10-13T16:34:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1984Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T16:34:01Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas observações à antropologia filosófica
title Algumas observações à antropologia filosófica
spellingShingle Algumas observações à antropologia filosófica
Chaves-Tannús, Márcio
Antropologia
Filosofia
Ciência do homem
Arnold Gehlen
title_short Algumas observações à antropologia filosófica
title_full Algumas observações à antropologia filosófica
title_fullStr Algumas observações à antropologia filosófica
title_full_unstemmed Algumas observações à antropologia filosófica
title_sort Algumas observações à antropologia filosófica
author Chaves-Tannús, Márcio
author_facet Chaves-Tannús, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves-Tannús, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Filosofia
Ciência do homem
Arnold Gehlen
topic Antropologia
Filosofia
Ciência do homem
Arnold Gehlen
description Palavra composta, de origem grega “antropologia” significa estudo, doutrina, ciência do homem. O primeiro de seus componentes: “antropo” é derivado do grego “anthròpos” e significa homem. O segundo: “logia” vem do grego “lógos” e significa palavra, estudo, tratado. O que, todavia, de fato ocorre é a existência de várias disciplinas todas elas denominadas “Antropologia”. Há uma Antropologia Física, subdisciplina da Zoologia, que se interessa pelo corpo humano, e, em especial, pelos aspectos especificamente humanos. Há uma Antropologia Social, que se ocupa dos fenômenos característicos das sociedades dos homens. Há, também, uma Antropologia Cultural, que estuda as diversas culturas das diferentes comunidades humanas. Há ainda, finalmente, uma Antropologia Filosófica, tema deste trabalho. As observações que seguem, sobre a Antropologia Filosófica, terão por base o exposto no trabalho de Arnold Gehlen intitulado: “Zur Geschichte der Anthropologie” (Para uma história da Antropologia), e incluído em seu livro “Athropologische Forschung” (Pesquisa Antropológica). O segundo é a divisão, ainda atual, das ciências em humanas e naturais. [...] Palavras-chave: Antropologia; Filosofia; Ciência do homem; Ação humana, Arnold Gehlen.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1984
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984/1654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 5-10
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382816538624