KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Adriana A. Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039
Resumo: O livro com a Pré-Escola nas mãos organizado por Sônia Kramer com a participação das autoras: Ana Beatriz C. Pereira, Maria Luiza M.B. Oswald e Regina de Assis, aborda uma alternativa curricular para a educação infantil, tendo como proposta a concretização dos princípios de autonomia, cooperação, criticidade, criatividade, dentre outros, viabilizando assim, a formação da cidadania.  O capítulo I define os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração de uma proposta curricular. Para tal, recorre as seguintes áreas do conhecimento: História, Sociologia, Psicologia e Antropologia, pois considera que tais áreas são capazes de fornecer uma fundamentação teórica sólida, a partir da qual a proposta pode ser delineada. Em seguida explicita as principais teorias e tendências pedagógicas que tem subsidiado a prática da educação infantil (O a 6 anos), apresentando o posicionamento e opção das autoras. A exposição de um estudo exploratório, realizado em turma de crianças com os a 06 anos de idade, no Rio de Janeiro, é apresentada no capítulo II. [...] Palavras-chave: Educação; Pré-Escola; Educação infantil; autonomia.
id UFU-2_3c5b349ea8dc3231e5fdd67e2e3ff4a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1039
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993EducaçãoPré-EscolaEducação infantilAutonomiaO livro com a Pré-Escola nas mãos organizado por Sônia Kramer com a participação das autoras: Ana Beatriz C. Pereira, Maria Luiza M.B. Oswald e Regina de Assis, aborda uma alternativa curricular para a educação infantil, tendo como proposta a concretização dos princípios de autonomia, cooperação, criticidade, criatividade, dentre outros, viabilizando assim, a formação da cidadania.  O capítulo I define os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração de uma proposta curricular. Para tal, recorre as seguintes áreas do conhecimento: História, Sociologia, Psicologia e Antropologia, pois considera que tais áreas são capazes de fornecer uma fundamentação teórica sólida, a partir da qual a proposta pode ser delineada. Em seguida explicita as principais teorias e tendências pedagógicas que tem subsidiado a prática da educação infantil (O a 6 anos), apresentando o posicionamento e opção das autoras. A exposição de um estudo exploratório, realizado em turma de crianças com os a 06 anos de idade, no Rio de Janeiro, é apresentada no capítulo II. [...] Palavras-chave: Educação; Pré-Escola; Educação infantil; autonomia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 301-3021982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039/944Copyright (c) 2016 Adriana A. Martins Bernardeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Adriana A. Martins2023-01-16T16:28:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1039Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-01-16T16:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
title KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
spellingShingle KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
Bernardes, Adriana A. Martins
Educação
Pré-Escola
Educação infantil
Autonomia
title_short KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
title_full KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
title_fullStr KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
title_full_unstemmed KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
title_sort KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993
author Bernardes, Adriana A. Martins
author_facet Bernardes, Adriana A. Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Adriana A. Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pré-Escola
Educação infantil
Autonomia
topic Educação
Pré-Escola
Educação infantil
Autonomia
description O livro com a Pré-Escola nas mãos organizado por Sônia Kramer com a participação das autoras: Ana Beatriz C. Pereira, Maria Luiza M.B. Oswald e Regina de Assis, aborda uma alternativa curricular para a educação infantil, tendo como proposta a concretização dos princípios de autonomia, cooperação, criticidade, criatividade, dentre outros, viabilizando assim, a formação da cidadania.  O capítulo I define os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração de uma proposta curricular. Para tal, recorre as seguintes áreas do conhecimento: História, Sociologia, Psicologia e Antropologia, pois considera que tais áreas são capazes de fornecer uma fundamentação teórica sólida, a partir da qual a proposta pode ser delineada. Em seguida explicita as principais teorias e tendências pedagógicas que tem subsidiado a prática da educação infantil (O a 6 anos), apresentando o posicionamento e opção das autoras. A exposição de um estudo exploratório, realizado em turma de crianças com os a 06 anos de idade, no Rio de Janeiro, é apresentada no capítulo II. [...] Palavras-chave: Educação; Pré-Escola; Educação infantil; autonomia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039/944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana A. Martins Bernardes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana A. Martins Bernardes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 301-302
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232712048640