Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986 |
Resumo: | Banida do 2ºgrau – após a Reforma do Ensino no final dos anos 60 – a Filosofia passou a se fazer presente nos primeiros semestres de diferentes cursos universitários. As que aderiam à Reforma incluíram Introdução à Filosofia entre as disciplinas que compõem o ciclo básico exatamente no intuito de suprir deficiências de um secundário que não mais visava preparar o aluno para a universidade. Cria-se, assim, uma realidade nova que coloca a questão do sentido da Filosofia e do trabalho docente a ser realizado com alunos que não fizeram e não farão opção por um curso de Filosofia. Tendo presente essas preocupações, os professores de Filosofia da UFU participaram de dois encontros com colegas do Triângulo Mineiro – outros encontros estão programados – visando encontrar alternativas de trabalho mais satisfatórias para enfrentar tal situação. Este texto foi produzido com o objetivo de contribuir para debate, sem nenhuma prestação de fechar a questão ou esgotar o tema. [...] Palavras-chave: Reflexão filosófica; Presença da Filosofia; Comunicação. |
id |
UFU-2_3ce189fe9f573f16ecf225887f647dc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1986 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosóficaReflexão filosóficaPresença da FilosofiaComunicaçãoBanida do 2ºgrau – após a Reforma do Ensino no final dos anos 60 – a Filosofia passou a se fazer presente nos primeiros semestres de diferentes cursos universitários. As que aderiam à Reforma incluíram Introdução à Filosofia entre as disciplinas que compõem o ciclo básico exatamente no intuito de suprir deficiências de um secundário que não mais visava preparar o aluno para a universidade. Cria-se, assim, uma realidade nova que coloca a questão do sentido da Filosofia e do trabalho docente a ser realizado com alunos que não fizeram e não farão opção por um curso de Filosofia. Tendo presente essas preocupações, os professores de Filosofia da UFU participaram de dois encontros com colegas do Triângulo Mineiro – outros encontros estão programados – visando encontrar alternativas de trabalho mais satisfatórias para enfrentar tal situação. Este texto foi produzido com o objetivo de contribuir para debate, sem nenhuma prestação de fechar a questão ou esgotar o tema. [...] Palavras-chave: Reflexão filosófica; Presença da Filosofia; Comunicação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/198610.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1986Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 19-231982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986/1655Copyright (c) 2016 Lidia Maria Rodrigohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigo, Lidia Maria2022-10-13T17:11:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1986Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:11:40Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
title |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
spellingShingle |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica Rodrigo, Lidia Maria Reflexão filosófica Presença da Filosofia Comunicação |
title_short |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
title_full |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
title_fullStr |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
title_full_unstemmed |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
title_sort |
Da ausência à presença da Filosofia: : o desafio da iniciação à reflexão filosófica |
author |
Rodrigo, Lidia Maria |
author_facet |
Rodrigo, Lidia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo, Lidia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão filosófica Presença da Filosofia Comunicação |
topic |
Reflexão filosófica Presença da Filosofia Comunicação |
description |
Banida do 2ºgrau – após a Reforma do Ensino no final dos anos 60 – a Filosofia passou a se fazer presente nos primeiros semestres de diferentes cursos universitários. As que aderiam à Reforma incluíram Introdução à Filosofia entre as disciplinas que compõem o ciclo básico exatamente no intuito de suprir deficiências de um secundário que não mais visava preparar o aluno para a universidade. Cria-se, assim, uma realidade nova que coloca a questão do sentido da Filosofia e do trabalho docente a ser realizado com alunos que não fizeram e não farão opção por um curso de Filosofia. Tendo presente essas preocupações, os professores de Filosofia da UFU participaram de dois encontros com colegas do Triângulo Mineiro – outros encontros estão programados – visando encontrar alternativas de trabalho mais satisfatórias para enfrentar tal situação. Este texto foi produzido com o objetivo de contribuir para debate, sem nenhuma prestação de fechar a questão ou esgotar o tema. [...] Palavras-chave: Reflexão filosófica; Presença da Filosofia; Comunicação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1986 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986/1655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lidia Maria Rodrigo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lidia Maria Rodrigo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 19-23 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382817587200 |