Justiça como equidade e utilitarismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonella, Alcino Eduardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866
Resumo: Resumo: Este trabalho expôe a caracterização do utilitarismo e alguns contraste entre ele e a concepção da "justiça como equidade" (Justice as Fairness), segundo John Rawls. Alguns pontos críticos sobre esta posição de Rawls são apresentados como hipótese para invetigação futura. Palavras-chave: Filosofia; Utilitarismo; John Rawls.   Abstract: This paper presents the caracterization and some related contrasts between utilitarianism and Rawls' conception of "Justice as Fairness". Some critical aspects are pointed out to Rawls' position as hypothesis to future research.
id UFU-2_44bc890ad7a7f3518b155d7bbc4651b9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/866
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Justiça como equidade e utilitarismoFilosofiaUtilitarismoJohn RawlsResumo: Este trabalho expôe a caracterização do utilitarismo e alguns contraste entre ele e a concepção da "justiça como equidade" (Justice as Fairness), segundo John Rawls. Alguns pontos críticos sobre esta posição de Rawls são apresentados como hipótese para invetigação futura. Palavras-chave: Filosofia; Utilitarismo; John Rawls.   Abstract: This paper presents the caracterization and some related contrasts between utilitarianism and Rawls' conception of "Justice as Fairness". Some critical aspects are pointed out to Rawls' position as hypothesis to future research.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/86610.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-866Educação e Filosofia; v. 12 n. 23 (1998): v.12 n.23 jan./jun. 1998; 129-1401982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866/778Copyright (c) 2016 Alcino Eduardo Bonellahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonella, Alcino Eduardo2023-03-08T13:44:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/866Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-08T13:44Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Justiça como equidade e utilitarismo
title Justiça como equidade e utilitarismo
spellingShingle Justiça como equidade e utilitarismo
Bonella, Alcino Eduardo
Filosofia
Utilitarismo
John Rawls
title_short Justiça como equidade e utilitarismo
title_full Justiça como equidade e utilitarismo
title_fullStr Justiça como equidade e utilitarismo
title_full_unstemmed Justiça como equidade e utilitarismo
title_sort Justiça como equidade e utilitarismo
author Bonella, Alcino Eduardo
author_facet Bonella, Alcino Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonella, Alcino Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Utilitarismo
John Rawls
topic Filosofia
Utilitarismo
John Rawls
description Resumo: Este trabalho expôe a caracterização do utilitarismo e alguns contraste entre ele e a concepção da "justiça como equidade" (Justice as Fairness), segundo John Rawls. Alguns pontos críticos sobre esta posição de Rawls são apresentados como hipótese para invetigação futura. Palavras-chave: Filosofia; Utilitarismo; John Rawls.   Abstract: This paper presents the caracterization and some related contrasts between utilitarianism and Rawls' conception of "Justice as Fairness". Some critical aspects are pointed out to Rawls' position as hypothesis to future research.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866
10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-866
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866/778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alcino Eduardo Bonella
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alcino Eduardo Bonella
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 12 n. 23 (1998): v.12 n.23 jan./jun. 1998; 129-140
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232153157632