Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leila Floresta de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770
Resumo: Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon.   Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.
id UFU-2_46608f8ffeca7fac28a76a321720e169
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/770
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticosAnarquismoEducaçãoVisão LibertáriaProudhonEste artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon.   Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/77010.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 141-1721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770/696Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leila Floresta de2023-03-17T16:32:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/770Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-17T16:32:16Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
title Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
spellingShingle Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
Oliveira, Leila Floresta de
Anarquismo
Educação
Visão Libertária
Proudhon
title_short Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
title_full Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
title_fullStr Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
title_full_unstemmed Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
title_sort Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
author Oliveira, Leila Floresta de
author_facet Oliveira, Leila Floresta de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leila Floresta de
dc.subject.por.fl_str_mv Anarquismo
Educação
Visão Libertária
Proudhon
topic Anarquismo
Educação
Visão Libertária
Proudhon
description Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon.   Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770/696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 141-172
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231701221376