Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770 |
Resumo: | Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon. Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them. |
id |
UFU-2_46608f8ffeca7fac28a76a321720e169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/770 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticosAnarquismoEducaçãoVisão LibertáriaProudhonEste artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon. Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/77010.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 141-1721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770/696Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leila Floresta de2023-03-17T16:32:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/770Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-17T16:32:16Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
title |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
spellingShingle |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos Oliveira, Leila Floresta de Anarquismo Educação Visão Libertária Proudhon |
title_short |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
title_full |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
title_fullStr |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
title_full_unstemmed |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
title_sort |
Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos |
author |
Oliveira, Leila Floresta de |
author_facet |
Oliveira, Leila Floresta de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leila Floresta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anarquismo Educação Visão Libertária Proudhon |
topic |
Anarquismo Educação Visão Libertária Proudhon |
description |
Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento. Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon. Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770/696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Leila Floresta de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 141-172 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231701221376 |