ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Antônio Joaquim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808
Resumo: A dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação. O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.
id UFU-2_46757c1def4f98ba3b3ba60027c1ce19
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/808
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.Filosofia EducaçãoPedagogiaIdentidadeA dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação. O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80810.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 269-2711982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808/724Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeverino, Antônio Joaquim2023-03-13T19:10:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/808Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T19:10:30Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
title ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
spellingShingle ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
Severino, Antônio Joaquim
Filosofia
Educação
Pedagogia
Identidade
title_short ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
title_full ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
title_fullStr ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
title_full_unstemmed ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
title_sort ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
author Severino, Antônio Joaquim
author_facet Severino, Antônio Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Antônio Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Pedagogia
Identidade
topic Filosofia
Educação
Pedagogia
Identidade
description A dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação. O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808/724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 269-271
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232100728832