ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808 |
Resumo: | A dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação. O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade. |
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ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.Filosofia EducaçãoPedagogiaIdentidadeA dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação. O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80810.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 269-2711982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808/724Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeverino, Antônio Joaquim2023-03-13T19:10:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/808Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T19:10:30Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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