Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672 |
Resumo: | Abstract: Starting our research from the idea that philosophy can find in literature more than just "illustration" to some concepts, we present three different interpretations of Marcel Proust's A la recherche du temps perdu. It seems that these interpretations try to figure out what happens between Proust and his readers, between Proustian literature and the philosophical inquiry of each interpreter. They try to extract what one can learn from the Proustian text reading, what it makes one think, what new worlds it allows one to see. On the other hand, the three interpretations open a new Recherche to us, making it even more dense and intense. Keywords: M. Proust, Literature, Philosophy. Resumo: Partindo da ideia de que o interesse da filosofia pela literatura não deve se limitar a usá-la como mera ilustração de conceitos, apresentamos três leituras diferentes de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Parece-nos que as interpretações de Blanchot, Deleuze e Ricoeur procuram cada uma à sua maneira, dar conta daquilo que se passa entre Proust e seus leitores, entre a literatura proustiana e a investigação filosófica de cada um desses intérpretes. Essas leituras procuram extrair o que se pode aprender com a leitura do texto de Proust, o que ela dá a pensar, que mundos novos ela nos permite ver. Ao mesmo tempo, as três leituras descortinam para nós uma nova Recherche, adensando e intensificando ainda mais a leitura do texto proustiano. Palavras-chave: M. Proust; Literatura; Filosofia. |
id |
UFU-2_48e8832b6fd0006dbb7c8bd3b7a50fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/672 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e DeleuzeM. ProustLiteraturaFilosofiaAbstract: Starting our research from the idea that philosophy can find in literature more than just "illustration" to some concepts, we present three different interpretations of Marcel Proust's A la recherche du temps perdu. It seems that these interpretations try to figure out what happens between Proust and his readers, between Proustian literature and the philosophical inquiry of each interpreter. They try to extract what one can learn from the Proustian text reading, what it makes one think, what new worlds it allows one to see. On the other hand, the three interpretations open a new Recherche to us, making it even more dense and intense. Keywords: M. Proust, Literature, Philosophy. Resumo: Partindo da ideia de que o interesse da filosofia pela literatura não deve se limitar a usá-la como mera ilustração de conceitos, apresentamos três leituras diferentes de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Parece-nos que as interpretações de Blanchot, Deleuze e Ricoeur procuram cada uma à sua maneira, dar conta daquilo que se passa entre Proust e seus leitores, entre a literatura proustiana e a investigação filosófica de cada um desses intérpretes. Essas leituras procuram extrair o que se pode aprender com a leitura do texto de Proust, o que ela dá a pensar, que mundos novos ela nos permite ver. Ao mesmo tempo, as três leituras descortinam para nós uma nova Recherche, adensando e intensificando ainda mais a leitura do texto proustiano. Palavras-chave: M. Proust; Literatura; Filosofia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67210.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-672Educação e Filosofia; v. 16 n. 32 (2002): v.16 n.32 jul./dez. 2002; 161-1781982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672/608Copyright (c) 2016 Cíntia Vieira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Cíntia Vieira2023-05-10T16:27:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/672Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-10T16:27:33Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
title |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
spellingShingle |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze da Silva, Cíntia Vieira M. Proust Literatura Filosofia |
title_short |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
title_full |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
title_fullStr |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
title_full_unstemmed |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
title_sort |
Três leituras de Proust: Blanchot, Ricoeur e Deleuze |
author |
da Silva, Cíntia Vieira |
author_facet |
da Silva, Cíntia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Cíntia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
M. Proust Literatura Filosofia |
topic |
M. Proust Literatura Filosofia |
description |
Abstract: Starting our research from the idea that philosophy can find in literature more than just "illustration" to some concepts, we present three different interpretations of Marcel Proust's A la recherche du temps perdu. It seems that these interpretations try to figure out what happens between Proust and his readers, between Proustian literature and the philosophical inquiry of each interpreter. They try to extract what one can learn from the Proustian text reading, what it makes one think, what new worlds it allows one to see. On the other hand, the three interpretations open a new Recherche to us, making it even more dense and intense. Keywords: M. Proust, Literature, Philosophy. Resumo: Partindo da ideia de que o interesse da filosofia pela literatura não deve se limitar a usá-la como mera ilustração de conceitos, apresentamos três leituras diferentes de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Parece-nos que as interpretações de Blanchot, Deleuze e Ricoeur procuram cada uma à sua maneira, dar conta daquilo que se passa entre Proust e seus leitores, entre a literatura proustiana e a investigação filosófica de cada um desses intérpretes. Essas leituras procuram extrair o que se pode aprender com a leitura do texto de Proust, o que ela dá a pensar, que mundos novos ela nos permite ver. Ao mesmo tempo, as três leituras descortinam para nós uma nova Recherche, adensando e intensificando ainda mais a leitura do texto proustiano. Palavras-chave: M. Proust; Literatura; Filosofia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672 10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-672 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672/608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cíntia Vieira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cíntia Vieira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 16 n. 32 (2002): v.16 n.32 jul./dez. 2002; 161-178 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231559663616 |