Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567 |
Resumo: | Ao lado do domínio sobre a natureza, moldaram também a história no último século as crises sociais e as repentinas explosões de racismo e fanatismo religioso. Espectador privilegiado de duas guerras mundiais e vítima do antissemitismo, Max Horkheimer (1895-1973) pôs no centro de sua investigação o estudo dos motivos deste antagonismo na história recente. Ele queria compreender porque a humanidade, após um período de luzes (Aufklärung), recaía numa nova barbárie. A resposta para esse questionamento o autor alemão encontrou na crítica à razão moderna, isto é, na acusação das desventuras e dos limites da “teoria tradicional” – ao lado dos avanços técnicos e científicos que alicerçaram a sociedade hodierna, a teoria tradicional produziu também um homem bruto e incapaz de compreender-se como agente histórico. Em contrapartida, Horkheimer dirige-se então ao desenvolvimento de um estatuto intelectual diverso, aquilo que chamou de “teoria crítica da sociedade”. Assumindo a sociedade como objeto, essa outra forma de teoria contribuiria para o reconhecimento do homem como agente histórico, possibilitando, com isso, uma organização racional da vida social e o uso mais humano dos avanços tecnológicos e de dominação da natureza. Palavras-chave: Horkheimer; Teoria Tradicional; Teoria Crítica da Sociedade; Razão; Barbárie. Résumé: A Côté du domaine sur la nature, aussi les crises sociaux e les subits explosion de racisme e fanatisme religieuse ont moulé l'histoire dans le dernier siècle. Spectateur privillégié de deux guerres mondiaux et victime de l'antsémitisme, Max Horkheimer (18951973) a posé en le milieu de la vôtre investigation la recherche de cette antagonisme dans l'histoire récent. Il voulait comprendre pourquoi aprés un période de lumières (Aufklärung), l'humanité retombait dans une nouvelle barbarie. La reponse vers cette question l'auteur allemand a trouvé dans la critique de la raison moderne, cest-à-dire, dans l' accusation des infortunes et limites de la «théorie traditionnelle» — à côté des progrés techniques et scientifiques que ont fondé la société d'aujourd'hui, la théorie traditionnelle a produit aussi un homme abruti et qui n'est pas capable de se comprendre comme agent historique. En sens contraire, Horkheimer s'adresse alors au développement d'un statut intellectuel divers, cela qu'il a appelé «théorie critique de la société». Prenant la société comme objet, cette autre forme de théorie aura contribué pour la reconnaissance de l'homme comme agent historique, en possibilitant, malgré cela, l'organisation rationnelle de la vie social et l'usage plus humain des progrés technologique et du domaine de la nature. Mots-clé: Max Horkheimer; Théorie Traditionnelle; Théorie critique de la société; Raison; Barbarie. |
id |
UFU-2_4a0df06a359eb442ec3e7625080eb177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/567 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedadeHorkheimerTeoria TradicionalTeoria Crítica da SociedadeRazãoBarbárieAo lado do domínio sobre a natureza, moldaram também a história no último século as crises sociais e as repentinas explosões de racismo e fanatismo religioso. Espectador privilegiado de duas guerras mundiais e vítima do antissemitismo, Max Horkheimer (1895-1973) pôs no centro de sua investigação o estudo dos motivos deste antagonismo na história recente. Ele queria compreender porque a humanidade, após um período de luzes (Aufklärung), recaía numa nova barbárie. A resposta para esse questionamento o autor alemão encontrou na crítica à razão moderna, isto é, na acusação das desventuras e dos limites da “teoria tradicional” – ao lado dos avanços técnicos e científicos que alicerçaram a sociedade hodierna, a teoria tradicional produziu também um homem bruto e incapaz de compreender-se como agente histórico. Em contrapartida, Horkheimer dirige-se então ao desenvolvimento de um estatuto intelectual diverso, aquilo que chamou de “teoria crítica da sociedade”. Assumindo a sociedade como objeto, essa outra forma de teoria contribuiria para o reconhecimento do homem como agente histórico, possibilitando, com isso, uma organização racional da vida social e o uso mais humano dos avanços tecnológicos e de dominação da natureza. Palavras-chave: Horkheimer; Teoria Tradicional; Teoria Crítica da Sociedade; Razão; Barbárie. Résumé: A Côté du domaine sur la nature, aussi les crises sociaux e les subits explosion de racisme e fanatisme religieuse ont moulé l'histoire dans le dernier siècle. Spectateur privillégié de deux guerres mondiaux et victime de l'antsémitisme, Max Horkheimer (18951973) a posé en le milieu de la vôtre investigation la recherche de cette antagonisme dans l'histoire récent. Il voulait comprendre pourquoi aprés un période de lumières (Aufklärung), l'humanité retombait dans une nouvelle barbarie. La reponse vers cette question l'auteur allemand a trouvé dans la critique de la raison moderne, cest-à-dire, dans l' accusation des infortunes et limites de la «théorie traditionnelle» — à côté des progrés techniques et scientifiques que ont fondé la société d'aujourd'hui, la théorie traditionnelle a produit aussi un homme abruti et qui n'est pas capable de se comprendre comme agent historique. En sens contraire, Horkheimer s'adresse alors au développement d'un statut intellectuel divers, cela qu'il a appelé «théorie critique de la société». Prenant la société comme objet, cette autre forme de théorie aura contribué pour la reconnaissance de l'homme comme agent historique, en possibilitant, malgré cela, l'organisation rationnelle de la vie social et l'usage plus humain des progrés technologique et du domaine de la nature. Mots-clé: Max Horkheimer; Théorie Traditionnelle; Théorie critique de la société; Raison; Barbarie.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56710.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-567Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 17-491982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567/512Copyright (c) 2016 Sértorio de Amorim e Silva Netohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Sértorio de Amorim e Silva2023-07-25T12:24:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/567Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-25T12:24:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
title |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
spellingShingle |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade Neto, Sértorio de Amorim e Silva Horkheimer Teoria Tradicional Teoria Crítica da Sociedade Razão Barbárie |
title_short |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
title_full |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
title_fullStr |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
title_full_unstemmed |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
title_sort |
Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheirmer a apartir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria tradicional e teoria crítica da sociedade |
author |
Neto, Sértorio de Amorim e Silva |
author_facet |
Neto, Sértorio de Amorim e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Sértorio de Amorim e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horkheimer Teoria Tradicional Teoria Crítica da Sociedade Razão Barbárie |
topic |
Horkheimer Teoria Tradicional Teoria Crítica da Sociedade Razão Barbárie |
description |
Ao lado do domínio sobre a natureza, moldaram também a história no último século as crises sociais e as repentinas explosões de racismo e fanatismo religioso. Espectador privilegiado de duas guerras mundiais e vítima do antissemitismo, Max Horkheimer (1895-1973) pôs no centro de sua investigação o estudo dos motivos deste antagonismo na história recente. Ele queria compreender porque a humanidade, após um período de luzes (Aufklärung), recaía numa nova barbárie. A resposta para esse questionamento o autor alemão encontrou na crítica à razão moderna, isto é, na acusação das desventuras e dos limites da “teoria tradicional” – ao lado dos avanços técnicos e científicos que alicerçaram a sociedade hodierna, a teoria tradicional produziu também um homem bruto e incapaz de compreender-se como agente histórico. Em contrapartida, Horkheimer dirige-se então ao desenvolvimento de um estatuto intelectual diverso, aquilo que chamou de “teoria crítica da sociedade”. Assumindo a sociedade como objeto, essa outra forma de teoria contribuiria para o reconhecimento do homem como agente histórico, possibilitando, com isso, uma organização racional da vida social e o uso mais humano dos avanços tecnológicos e de dominação da natureza. Palavras-chave: Horkheimer; Teoria Tradicional; Teoria Crítica da Sociedade; Razão; Barbárie. Résumé: A Côté du domaine sur la nature, aussi les crises sociaux e les subits explosion de racisme e fanatisme religieuse ont moulé l'histoire dans le dernier siècle. Spectateur privillégié de deux guerres mondiaux et victime de l'antsémitisme, Max Horkheimer (18951973) a posé en le milieu de la vôtre investigation la recherche de cette antagonisme dans l'histoire récent. Il voulait comprendre pourquoi aprés un période de lumières (Aufklärung), l'humanité retombait dans une nouvelle barbarie. La reponse vers cette question l'auteur allemand a trouvé dans la critique de la raison moderne, cest-à-dire, dans l' accusation des infortunes et limites de la «théorie traditionnelle» — à côté des progrés techniques et scientifiques que ont fondé la société d'aujourd'hui, la théorie traditionnelle a produit aussi un homme abruti et qui n'est pas capable de se comprendre comme agent historique. En sens contraire, Horkheimer s'adresse alors au développement d'un statut intellectuel divers, cela qu'il a appelé «théorie critique de la société». Prenant la société comme objet, cette autre forme de théorie aura contribué pour la reconnaissance de l'homme comme agent historique, en possibilitant, malgré cela, l'organisation rationnelle de la vie social et l'usage plus humain des progrés technologique et du domaine de la nature. Mots-clé: Max Horkheimer; Théorie Traditionnelle; Théorie critique de la société; Raison; Barbarie. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-567 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567/512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sértorio de Amorim e Silva Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sértorio de Amorim e Silva Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 17-49 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231062638592 |