GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418 |
Resumo: | Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação. |
id |
UFU-2_4d9140a88d8e849a8c54b7d991040fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/418 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTOGestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação.Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41810.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418Educação e Filosofia; v. 20 n. 39 (2006): v.20 n.39 jan./jun. 2006; 163-1851982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418/440Copyright (c) 2016 Adriana de Lanna Malta Tredezini, Jefferson Idelfonso da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTredezini, Adriana de Lanna Maltada Silva, Jefferson Idelfonso2023-06-27T15:57:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/418Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-27T15:57:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
title |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
spellingShingle |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO Tredezini, Adriana de Lanna Malta Gestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação. |
title_short |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
title_full |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
title_fullStr |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
title_full_unstemmed |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
title_sort |
GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO |
author |
Tredezini, Adriana de Lanna Malta |
author_facet |
Tredezini, Adriana de Lanna Malta da Silva, Jefferson Idelfonso |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Jefferson Idelfonso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tredezini, Adriana de Lanna Malta da Silva, Jefferson Idelfonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação. |
topic |
Gestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação. |
description |
Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418 10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adriana de Lanna Malta Tredezini, Jefferson Idelfonso da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adriana de Lanna Malta Tredezini, Jefferson Idelfonso da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 20 n. 39 (2006): v.20 n.39 jan./jun. 2006; 163-185 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231035375616 |