Conhecimento, Conteúdo e Utopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezario, Maria Angélica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276
Resumo: Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes para se conhecer verdadeiramente as coisas e, com isso, acessar os seus conteúdos inerentes, como é a perspectiva de uma educação crítica. Palavras-chave: Conhecimento; Conteúdo; Utopia; Contradição; Verdade. Knowledge, Contents and Utopia Abstract: The aim of this text is to expose a view on how knowledge, content and utopia are planned within the philosophies of Plato (2000; 2016) and Theodor Adorno (2009). It is a bibliographical research, which seeks to articulate the ideas of the mentioned authors through a dialogue of considerations that passes, especially, through the platonic ideas of justice and truth, as well as the adornian ideas of contradiction and non-identity. This study understands that such concepts are important to truly know things and, with that, access their inherent contents, as is the perspective of a critical education. Keywords: Knowledge; Contents; Utopia; Contradiction; Truth. Saber, Contenidos y Utopía Resumen: El objetivo de este texto es exponer una mirada sobre cómo se planifican el conocimiento, el contenido y la utopía dentro de las filosofías de Platón (2000; 2016) y Theodor Adorno (2009). Se trata de una investigación bibliográfica que busca articular las ideas de los citados autores a través de un diálogo de consideraciones que transita, especialmente, por las ideas platónicas de justicia y verdad, así como las ideas adornianas de contradicción y no identidad. Este estudio entiende que tales conceptos son importantes para conocer verdaderamente las cosas y, con ello, acceder a sus contenidos inherentes, como es la perspectiva de una educación crítica. Palabras clave: Conocimiento; Contenido; Utopía; Contradicción; Verdad.   Data de registro: 31/03/2022 Data de aceite: 13/12/2022
id UFU-2_4f2d644ad2b25f1b1a70d71043a71633
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65276
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Conhecimento, Conteúdo e UtopiaConhecimentoConteúdoUtopiaContradiçãoVerdadeResumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes para se conhecer verdadeiramente as coisas e, com isso, acessar os seus conteúdos inerentes, como é a perspectiva de uma educação crítica. Palavras-chave: Conhecimento; Conteúdo; Utopia; Contradição; Verdade. Knowledge, Contents and Utopia Abstract: The aim of this text is to expose a view on how knowledge, content and utopia are planned within the philosophies of Plato (2000; 2016) and Theodor Adorno (2009). It is a bibliographical research, which seeks to articulate the ideas of the mentioned authors through a dialogue of considerations that passes, especially, through the platonic ideas of justice and truth, as well as the adornian ideas of contradiction and non-identity. This study understands that such concepts are important to truly know things and, with that, access their inherent contents, as is the perspective of a critical education. Keywords: Knowledge; Contents; Utopia; Contradiction; Truth. Saber, Contenidos y Utopía Resumen: El objetivo de este texto es exponer una mirada sobre cómo se planifican el conocimiento, el contenido y la utopía dentro de las filosofías de Platón (2000; 2016) y Theodor Adorno (2009). Se trata de una investigación bibliográfica que busca articular las ideas de los citados autores a través de un diálogo de consideraciones que transita, especialmente, por las ideas platónicas de justicia y verdad, así como las ideas adornianas de contradicción y no identidad. Este estudio entiende que tales conceptos son importantes para conocer verdaderamente las cosas y, con ello, acceder a sus contenidos inherentes, como es la perspectiva de una educación crítica. Palabras clave: Conocimiento; Contenido; Utopía; Contradicción; Verdad.   Data de registro: 31/03/2022 Data de aceite: 13/12/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6527610.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276Educação e Filosofia; v. 37 n. 79 (2023); 505-5281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276/36519Copyright (c) 2023 Maria Angélica Cezariohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCezario, Maria Angélica2023-07-31T20:46:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65276Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-31T20:46:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, Conteúdo e Utopia
title Conhecimento, Conteúdo e Utopia
spellingShingle Conhecimento, Conteúdo e Utopia
Cezario, Maria Angélica
Conhecimento
Conteúdo
Utopia
Contradição
Verdade
title_short Conhecimento, Conteúdo e Utopia
title_full Conhecimento, Conteúdo e Utopia
title_fullStr Conhecimento, Conteúdo e Utopia
title_full_unstemmed Conhecimento, Conteúdo e Utopia
title_sort Conhecimento, Conteúdo e Utopia
author Cezario, Maria Angélica
author_facet Cezario, Maria Angélica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezario, Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Conteúdo
Utopia
Contradição
Verdade
topic Conhecimento
Conteúdo
Utopia
Contradição
Verdade
description Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes para se conhecer verdadeiramente as coisas e, com isso, acessar os seus conteúdos inerentes, como é a perspectiva de uma educação crítica. Palavras-chave: Conhecimento; Conteúdo; Utopia; Contradição; Verdade. Knowledge, Contents and Utopia Abstract: The aim of this text is to expose a view on how knowledge, content and utopia are planned within the philosophies of Plato (2000; 2016) and Theodor Adorno (2009). It is a bibliographical research, which seeks to articulate the ideas of the mentioned authors through a dialogue of considerations that passes, especially, through the platonic ideas of justice and truth, as well as the adornian ideas of contradiction and non-identity. This study understands that such concepts are important to truly know things and, with that, access their inherent contents, as is the perspective of a critical education. Keywords: Knowledge; Contents; Utopia; Contradiction; Truth. Saber, Contenidos y Utopía Resumen: El objetivo de este texto es exponer una mirada sobre cómo se planifican el conocimiento, el contenido y la utopía dentro de las filosofías de Platón (2000; 2016) y Theodor Adorno (2009). Se trata de una investigación bibliográfica que busca articular las ideas de los citados autores a través de un diálogo de consideraciones que transita, especialmente, por las ideas platónicas de justicia y verdad, así como las ideas adornianas de contradicción y no identidad. Este estudio entiende que tales conceptos son importantes para conocer verdaderamente las cosas y, con ello, acceder a sus contenidos inherentes, como es la perspectiva de una educación crítica. Palabras clave: Conocimiento; Contenido; Utopía; Contradicción; Verdad.   Data de registro: 31/03/2022 Data de aceite: 13/12/2022
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276
10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276/36519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Angélica Cezario
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Angélica Cezario
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 37 n. 79 (2023); 505-528
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234310078464