Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gruschka, Andreas Georg, Zuin, Antonio Álvaro Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274
Resumo: Financiamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021  
id UFU-2_51b6504216ef1b64059aaf6e0ee501eb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57274
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
spelling Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?Palavras mágicasPedagogiaFormaçãoTeoria críticaHermenêutica objetivaFinanciamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5727410.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 199-2291982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37629https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37686Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuinhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Luiz RobertoGruschka, Andreas GeorgZuin, Antonio Álvaro Soares2024-01-17T13:41:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57274Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T13:41:14Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
title Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
spellingShingle Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
Gomes, Luiz Roberto
Palavras mágicas
Pedagogia
Formação
Teoria crítica
Hermenêutica objetiva
Gomes, Luiz Roberto
Palavras mágicas
Pedagogia
Formação
Teoria crítica
Hermenêutica objetiva
title_short Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
title_full Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
title_fullStr Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
title_full_unstemmed Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
title_sort Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
author Gomes, Luiz Roberto
author_facet Gomes, Luiz Roberto
Gomes, Luiz Roberto
Gruschka, Andreas Georg
Zuin, Antonio Álvaro Soares
Gruschka, Andreas Georg
Zuin, Antonio Álvaro Soares
author_role author
author2 Gruschka, Andreas Georg
Zuin, Antonio Álvaro Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luiz Roberto
Gruschka, Andreas Georg
Zuin, Antonio Álvaro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras mágicas
Pedagogia
Formação
Teoria crítica
Hermenêutica objetiva
topic Palavras mágicas
Pedagogia
Formação
Teoria crítica
Hermenêutica objetiva
description Financiamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274
10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37629
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuin
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuin
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 199-229
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1822181634845179904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274