Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274 |
Resumo: | Financiamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021 |
id |
UFU-2_51b6504216ef1b64059aaf6e0ee501eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57274 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?Palavras mágicasPedagogiaFormaçãoTeoria críticaHermenêutica objetivaFinanciamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5727410.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 199-2291982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37629https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37686Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuinhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Luiz RobertoGruschka, Andreas GeorgZuin, Antonio Álvaro Soares2024-01-17T13:41:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57274Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T13:41:14Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
title |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
spellingShingle |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Gomes, Luiz Roberto Palavras mágicas Pedagogia Formação Teoria crítica Hermenêutica objetiva Gomes, Luiz Roberto Palavras mágicas Pedagogia Formação Teoria crítica Hermenêutica objetiva |
title_short |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
title_full |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
title_fullStr |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
title_full_unstemmed |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
title_sort |
Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? |
author |
Gomes, Luiz Roberto |
author_facet |
Gomes, Luiz Roberto Gomes, Luiz Roberto Gruschka, Andreas Georg Zuin, Antonio Álvaro Soares Gruschka, Andreas Georg Zuin, Antonio Álvaro Soares |
author_role |
author |
author2 |
Gruschka, Andreas Georg Zuin, Antonio Álvaro Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luiz Roberto Gruschka, Andreas Georg Zuin, Antonio Álvaro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras mágicas Pedagogia Formação Teoria crítica Hermenêutica objetiva |
topic |
Palavras mágicas Pedagogia Formação Teoria crítica Hermenêutica objetiva |
description |
Financiamento de Pesquisa: FAPESP Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia. Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva. Magic Words: instant solution to pedagogical questions? Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy. Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics. Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas? Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía. Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva. Data de registro: 13/09/2020 Data de aceite: 05/08/2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37629 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274/37686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuin http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka, Antonio Álvaro Soares Zuin http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 199-229 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822181634845179904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274 |