Algumas reflexões sobre o sistema de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1993 |
Resumo: | Desde 1980 têm-se feito discussões, na Universidade Federal de Uberlândia, para mudar o sistema de avaliação. Em diversas ocasiões, foram feitas consultas a diversas instância da comunidade sobre o quê e em que todas as vezes a discussão ficou retida em algum ponto sem que houvesse um progresso, nos passos seguintes. A rigor, a única mudança visível em todo esse período foi a eliminação das provas finais do semestre. A discussão sobre a alteração da nota mínima de aprovação, de 54 para 60 ou 70 pontos foi marcada, em 83 e 84, por um artificialismo em torno de um valor aleatório que pudesse significar um maior rigor ou grau de exigência desejável. Um dos argumentos que emergiam, na época, foi o de que um aluno da UFU estaria em desigualdade de condições de competição, ao concorrer por uma vaga no mercado de trabalho, quando comparado com algum aluno de outra Universidade que tivesse um grau de exigência maior. [...] Palavras-chave: Reflexões; Sistema de avaliação; Universidade; Comunidade. |
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Algumas reflexões sobre o sistema de avaliaçãoReflexõesSistema de avaliação Universidade ComunidadeDesde 1980 têm-se feito discussões, na Universidade Federal de Uberlândia, para mudar o sistema de avaliação. Em diversas ocasiões, foram feitas consultas a diversas instância da comunidade sobre o quê e em que todas as vezes a discussão ficou retida em algum ponto sem que houvesse um progresso, nos passos seguintes. A rigor, a única mudança visível em todo esse período foi a eliminação das provas finais do semestre. A discussão sobre a alteração da nota mínima de aprovação, de 54 para 60 ou 70 pontos foi marcada, em 83 e 84, por um artificialismo em torno de um valor aleatório que pudesse significar um maior rigor ou grau de exigência desejável. Um dos argumentos que emergiam, na época, foi o de que um aluno da UFU estaria em desigualdade de condições de competição, ao concorrer por uma vaga no mercado de trabalho, quando comparado com algum aluno de outra Universidade que tivesse um grau de exigência maior. [...] Palavras-chave: Reflexões; Sistema de avaliação; Universidade; Comunidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/199310.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1993Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 77-791982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1993/1663Copyright (c) 2016 Fernando Antônio Leite de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fernando Antônio Leite de2022-10-13T18:08:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1993Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T18:08:48Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Desde 1980 têm-se feito discussões, na Universidade Federal de Uberlândia, para mudar o sistema de avaliação. Em diversas ocasiões, foram feitas consultas a diversas instância da comunidade sobre o quê e em que todas as vezes a discussão ficou retida em algum ponto sem que houvesse um progresso, nos passos seguintes. A rigor, a única mudança visível em todo esse período foi a eliminação das provas finais do semestre. A discussão sobre a alteração da nota mínima de aprovação, de 54 para 60 ou 70 pontos foi marcada, em 83 e 84, por um artificialismo em torno de um valor aleatório que pudesse significar um maior rigor ou grau de exigência desejável. Um dos argumentos que emergiam, na época, foi o de que um aluno da UFU estaria em desigualdade de condições de competição, ao concorrer por uma vaga no mercado de trabalho, quando comparado com algum aluno de outra Universidade que tivesse um grau de exigência maior. [...] Palavras-chave: Reflexões; Sistema de avaliação; Universidade; Comunidade. |
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