Algumas reflexões sobre o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073 |
Resumo: | É nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação. |
id |
UFU-2_6e69107ce483254783eec7c41e499a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2073 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas reflexões sobre o ensinoReflexõesEnsinoDidáticaEducaçãoÉ nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/207310.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 81-871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073/1708Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeuhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Celso Baccarin2022-10-14T16:11:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2073Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T16:11:43Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas reflexões sobre o ensino |
title |
Algumas reflexões sobre o ensino |
spellingShingle |
Algumas reflexões sobre o ensino Pompeu, Celso Baccarin Reflexões Ensino Didática Educação |
title_short |
Algumas reflexões sobre o ensino |
title_full |
Algumas reflexões sobre o ensino |
title_fullStr |
Algumas reflexões sobre o ensino |
title_full_unstemmed |
Algumas reflexões sobre o ensino |
title_sort |
Algumas reflexões sobre o ensino |
author |
Pompeu, Celso Baccarin |
author_facet |
Pompeu, Celso Baccarin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Celso Baccarin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexões Ensino Didática Educação |
topic |
Reflexões Ensino Didática Educação |
description |
É nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073/1708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeu http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeu http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 81-87 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382866870272 |