Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67828 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67828 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desse trabalho é explorar a perenidade e o significado da expressão semel in vita para a filosofia de Descartes. Por meio de uma análise minuciosa de todas as ocorrências dessa formulação dentro do corpus cartesiano, busca-se evidenciar que semel in vita é um recurso retórico relevante que está vinculado ao momento decisivo da filosofia cartesiana de realizar uma reestruturação do conhecimento a partir da investigação radical e preliminar sobre o escopo do entendimento humano. É concluído, dessa forma, que a estratégia cartesiana de reformulação científica, desde a sua juventude, depende de um inquérito sobre o entendimento puro, mas que este inquérito deve ser realizado e acabado, já que fornece os recursos para seguir em investigações ulteriores. Palavras-Chave: Descartes; Conhecimento; Metafísica; Fundacionalismo Semel in vita: considerations on the brevity of the Cartesian foundational project Abstract: The objective of this work is to explore the perenniality and meaning of the expression semel in vita for the philosophy of Descartes. Through a carefully analysis of all occurrences of this formulation within the Cartesian corpus, this work seeks to show that semel in vita is a relevant rhetorical resource that is linked to the decisive moment of Cartesian philosophy to carry out a restructuring of knowledge starting from the radical and preliminary investigation on the scope of human understanding. It is thus concluded that the Cartesian strategy of scientific reformulation, from its youth, depends on an inquiry into pure understanding, but that this inquiry must be carried out and finished, since it provides the resources to follow in further investigations. Key-words: Descartes; Knowledge; Metaphysics; Foundationalism Semel in vita: considérations sur la brièveté du projet fondamentaliste cartésien Résumé: Le but de ce travail est d’explorer la pérennité et la signification de l’expression semel in vita pour la philosophie de Descartes. Au moyen d’une analyse approfondie de toutes les occurrences de cette formulation dans le corpus cartésien, on cherche à mettre en évidence que semel in vita est une ressource rhétorique importante qui est liée au moment décisif de la philosophie cartésienne de réaliser une restructuration de la connaissance à partir de la recherche radicale et préliminaire sur l’étendue de la compréhension humaine. Il est donc conclu que la stratégie cartésienne de refonte scientifique, dès son plus jeune âge, dépend d’une enquête sur l’entendement pure, mais que cette enquête doit être menée et achevée, car elle fournit des ressources pour poursuivre des recherches ultérieures. Mots-clés: Descartes; Connaissance; Métaphysique; Fondationnalisme Data de registro: 23/12/2023 Data de aceite: 20/09/2023 |
id |
UFU-2_5a184bca1e46653dfccdda18b8ec4157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67828 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesianoDescartesConhecimentoMetafísicaFundacionalismoResumo: O objetivo desse trabalho é explorar a perenidade e o significado da expressão semel in vita para a filosofia de Descartes. Por meio de uma análise minuciosa de todas as ocorrências dessa formulação dentro do corpus cartesiano, busca-se evidenciar que semel in vita é um recurso retórico relevante que está vinculado ao momento decisivo da filosofia cartesiana de realizar uma reestruturação do conhecimento a partir da investigação radical e preliminar sobre o escopo do entendimento humano. É concluído, dessa forma, que a estratégia cartesiana de reformulação científica, desde a sua juventude, depende de um inquérito sobre o entendimento puro, mas que este inquérito deve ser realizado e acabado, já que fornece os recursos para seguir em investigações ulteriores. Palavras-Chave: Descartes; Conhecimento; Metafísica; Fundacionalismo Semel in vita: considerations on the brevity of the Cartesian foundational project Abstract: The objective of this work is to explore the perenniality and meaning of the expression semel in vita for the philosophy of Descartes. Through a carefully analysis of all occurrences of this formulation within the Cartesian corpus, this work seeks to show that semel in vita is a relevant rhetorical resource that is linked to the decisive moment of Cartesian philosophy to carry out a restructuring of knowledge starting from the radical and preliminary investigation on the scope of human understanding. It is thus concluded that the Cartesian strategy of scientific reformulation, from its youth, depends on an inquiry into pure understanding, but that this inquiry must be carried out and finished, since it provides the resources to follow in further investigations. Key-words: Descartes; Knowledge; Metaphysics; Foundationalism Semel in vita: considérations sur la brièveté du projet fondamentaliste cartésien Résumé: Le but de ce travail est d’explorer la pérennité et la signification de l’expression semel in vita pour la philosophie de Descartes. Au moyen d’une analyse approfondie de toutes les occurrences de cette formulation dans le corpus cartésien, on cherche à mettre en évidence que semel in vita est une ressource rhétorique importante qui est liée au moment décisif de la philosophie cartésienne de réaliser une restructuration de la connaissance à partir de la recherche radicale et préliminaire sur l’étendue de la compréhension humaine. Il est donc conclu que la stratégie cartésienne de refonte scientifique, dès son plus jeune âge, dépend d’une enquête sur l’entendement pure, mais que cette enquête doit être menée et achevée, car elle fournit des ressources pour poursuivre des recherches ultérieures. Mots-clés: Descartes; Connaissance; Métaphysique; Fondationnalisme Data de registro: 23/12/2023 Data de aceite: 20/09/2023EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6782810.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67828Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1169-11901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67828/37266Copyright (c) 2023 Ana Cláudia Teodoro Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ana Cláudia Teodoro2023-12-12T17:01:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67828Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-12-12T17:01:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
title |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
spellingShingle |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano Sousa, Ana Cláudia Teodoro Descartes Conhecimento Metafísica Fundacionalismo Sousa, Ana Cláudia Teodoro Descartes Conhecimento Metafísica Fundacionalismo |
title_short |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
title_full |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
title_fullStr |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
title_full_unstemmed |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
title_sort |
Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano |
author |
Sousa, Ana Cláudia Teodoro |
author_facet |
Sousa, Ana Cláudia Teodoro Sousa, Ana Cláudia Teodoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Cláudia Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Descartes Conhecimento Metafísica Fundacionalismo |
topic |
Descartes Conhecimento Metafísica Fundacionalismo |
description |
Resumo: O objetivo desse trabalho é explorar a perenidade e o significado da expressão semel in vita para a filosofia de Descartes. Por meio de uma análise minuciosa de todas as ocorrências dessa formulação dentro do corpus cartesiano, busca-se evidenciar que semel in vita é um recurso retórico relevante que está vinculado ao momento decisivo da filosofia cartesiana de realizar uma reestruturação do conhecimento a partir da investigação radical e preliminar sobre o escopo do entendimento humano. É concluído, dessa forma, que a estratégia cartesiana de reformulação científica, desde a sua juventude, depende de um inquérito sobre o entendimento puro, mas que este inquérito deve ser realizado e acabado, já que fornece os recursos para seguir em investigações ulteriores. Palavras-Chave: Descartes; Conhecimento; Metafísica; Fundacionalismo Semel in vita: considerations on the brevity of the Cartesian foundational project Abstract: The objective of this work is to explore the perenniality and meaning of the expression semel in vita for the philosophy of Descartes. Through a carefully analysis of all occurrences of this formulation within the Cartesian corpus, this work seeks to show that semel in vita is a relevant rhetorical resource that is linked to the decisive moment of Cartesian philosophy to carry out a restructuring of knowledge starting from the radical and preliminary investigation on the scope of human understanding. It is thus concluded that the Cartesian strategy of scientific reformulation, from its youth, depends on an inquiry into pure understanding, but that this inquiry must be carried out and finished, since it provides the resources to follow in further investigations. Key-words: Descartes; Knowledge; Metaphysics; Foundationalism Semel in vita: considérations sur la brièveté du projet fondamentaliste cartésien Résumé: Le but de ce travail est d’explorer la pérennité et la signification de l’expression semel in vita pour la philosophie de Descartes. Au moyen d’une analyse approfondie de toutes les occurrences de cette formulation dans le corpus cartésien, on cherche à mettre en évidence que semel in vita est une ressource rhétorique importante qui est liée au moment décisif de la philosophie cartésienne de réaliser une restructuration de la connaissance à partir de la recherche radicale et préliminaire sur l’étendue de la compréhension humaine. Il est donc conclu que la stratégie cartésienne de refonte scientifique, dès son plus jeune âge, dépend d’une enquête sur l’entendement pure, mais que cette enquête doit être menée et achevée, car elle fournit des ressources pour poursuivre des recherches ultérieures. Mots-clés: Descartes; Connaissance; Métaphysique; Fondationnalisme Data de registro: 23/12/2023 Data de aceite: 20/09/2023 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67828 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67828 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67828 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67828/37266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Cláudia Teodoro Sousa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Cláudia Teodoro Sousa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1169-1190 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822179452350627840 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67828 |