EDUCAÇÃO, DEVIR E ACONTECIMENTO: PARA ALÉM DA UTOPIA FORMATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19672
Resumo: O conceito de formação é central no pensamento pedagógico e educacional moderno. De algum modo, podemos dizer que ele foi a base da utopia moderna. Mas será que ele é ainda atual? A formação terá ainda o que dizer ou está superada? Este artigo busca dialogar com a filosofia contemporânea, no contexto do "fim da exceção humana", tomando com Deleuze a ideia de que o conceito de sujeito já não responde à problemática atual. E se o sujeito já não responde, também a formação é insuficiente para o enfrentamento da problemática educativa em nossos dias. A partir de Nietzsche e de Deleuze são buscados então outros elementos para se pensar uma Filosofia contemporânea da Educação, esboçada a partir de conceitos como acontecimento, devir, singularidade.ReferênciasBRITO, M.R. A danificação da Bildung (Formação) a partir de Nietzsche e Adorno. In: MONTEIRO, M.N. et al. Ensaios de Filosofia & Educação - cultura, formação e cidadania. Belém: EDUFPA, 2009, p. 67-86.BRITO, M.R. O pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.14, n.1, p.216- 234, jan./jun. 2012.DELEUZE, G. Lógica do Sentido. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.DELEUZE, G. Réponse à une question sur le sujet. In : Deux Régimes de Fous - textes et entretiens 1975-1995. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003a, p. 326-328.DELEUZE, G. Proust e os Signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003b.DELEUZE, G. Qu'est-ce qu'un dispositif ?. In : Deux Régimes de Fous - textes et entretiens 1975-1995. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003c, p. 316-325.DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka, por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia ?Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.DELEUZE, G.; PARNET, C. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.GUATTARI, F. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.KAFKA, F. Um Médico Rural. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1996.KANT, I. Resposta à pergunta: "Que é Esclarecimento"? in: MARCONDES, D. Textos Básicos de Ética - de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007, p. 95-100.LARROSA, J. Nietzsche & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.MENGUE, Ph. Utopies et devenirs deleuziens. Paris: L'Harmattan, 2009.NIETZSCHE, F. Ecce Homo -como alguém se torna o que é. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. Lisboa: Relógio D'Água, 1998a.NIETZSCHE, F. Assim Falava Zaratustra. Lisboa: Relógio D'Água, 1998b.NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Rio de Janeiro: ED. PUC-Rio/ São Paulo: Loyola, 2003.RANCIÈRE. J. O Mestre Ignorante - cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.SARDINHA, D. Devenir majeur, devenir mineur: l'émancipation, de Kant à Deleuze. In: Revue Les Temps Modernes. Paris, 2011 (no prelo).SASSO, R.; VILLANI, A. (dir.). Le Vocabulaire de Gilles Deleuze. Paris: Vrin (Les Cahiers de Noesis nº 3), 2003.SCHAEFFER, J.-M. La Fin de l'Exception Humaine. Paris: Gallimard, 2007.SILVA, V. A Educação Pulsional em Nietzsche. Campinas: FE-Unicamp, 2011. Tese: Doutorado em Educação, 258f.ZOURABICHVILI, F. Deleuze - une philosophie de l'événement. 2ª ed. Paris: PUF, 1996.ZOURABICHVILI, F. Le Vocabulaire de Deleuze. Paris: Ellipses, 2004.Data de registro : 27/07/2012Data de aceite : 19/09/2012
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