O elemento civilizatório e a educação nas relações históricas Portugal-Brasil / Brasil-Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/606 |
Resumo: | A relação histórica Portugal-Brasil / Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio construídos e utilizados por uma diversidade de agentes – missionários, colonos, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no eu se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e que ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objetivos fundamentais desde texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto fator instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil / Brasil-Portugal; Sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interação socio-cultural que caracterizam essa mesma relação. Palavras-chave: Civilização; Aculturação; Educação. Abstract: The historical relationship Portugal-Brazil/ Brazil-Portugal is made up of a civilizing, social, material and symbolic process in which the written culture is developed and becomes the qualitative and quantitative determining factor both as a resource and a means, constructed and utilized by a variety of agents — missionaries, colonists, emigrants, political representatives, merchants. The history of this relationship presents the challenge of an interdisciplinary approach between the cultural history and the educational history in that which refers to the civilizing, missionary, and scholastic processes; and additionally in the unique nature of the cultural relationship established upon a language that evolves in common on both sides of the Atlantic. The fundamental objectives of this text are to introduce this interdisciplinary approach: establish the position of education as the instituting factor in the civilizing dimension in the area of the historical relationship Portugal-Brazil/ Brazil-Portugal; systematize the principal signs of acculturation, reinvention and socio-cultural interaction that characterize this specific relationship. Keywords: Civilization; Acculturation; Education. |
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