Violência e poder em Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Silvia Gombi Borges
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028
Resumo: Ao examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa.
id UFU-2_697be764b0f5b385b549fa71ff8fb300
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1028
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Violência e poder em Hannah ArendtViolênciaPoderAção humanaIntelectualVita activaAo examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/102810.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 119-1281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028/933Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Silvia Gombi Borges2023-01-04T11:50:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1028Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-01-04T11:50:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e poder em Hannah Arendt
title Violência e poder em Hannah Arendt
spellingShingle Violência e poder em Hannah Arendt
dos Santos, Silvia Gombi Borges
Violência
Poder
Ação humana
Intelectual
Vita activa
title_short Violência e poder em Hannah Arendt
title_full Violência e poder em Hannah Arendt
title_fullStr Violência e poder em Hannah Arendt
title_full_unstemmed Violência e poder em Hannah Arendt
title_sort Violência e poder em Hannah Arendt
author dos Santos, Silvia Gombi Borges
author_facet dos Santos, Silvia Gombi Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Silvia Gombi Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Poder
Ação humana
Intelectual
Vita activa
topic Violência
Poder
Ação humana
Intelectual
Vita activa
description Ao examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028
10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028/933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 119-128
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232693174272