Violência e poder em Hannah Arendt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028 |
Resumo: | Ao examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa. |
id |
UFU-2_697be764b0f5b385b549fa71ff8fb300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1028 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência e poder em Hannah ArendtViolênciaPoderAção humanaIntelectualVita activaAo examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/102810.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 119-1281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028/933Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Silvia Gombi Borges2023-01-04T11:50:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1028Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-01-04T11:50:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e poder em Hannah Arendt |
title |
Violência e poder em Hannah Arendt |
spellingShingle |
Violência e poder em Hannah Arendt dos Santos, Silvia Gombi Borges Violência Poder Ação humana Intelectual Vita activa |
title_short |
Violência e poder em Hannah Arendt |
title_full |
Violência e poder em Hannah Arendt |
title_fullStr |
Violência e poder em Hannah Arendt |
title_full_unstemmed |
Violência e poder em Hannah Arendt |
title_sort |
Violência e poder em Hannah Arendt |
author |
dos Santos, Silvia Gombi Borges |
author_facet |
dos Santos, Silvia Gombi Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Silvia Gombi Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Poder Ação humana Intelectual Vita activa |
topic |
Violência Poder Ação humana Intelectual Vita activa |
description |
Ao examinar o tema da violência e suas relações com o poder a partir das ideias de Hannah Arendt, este estudo aborda o controvertido papel do intelectual frente a estes fenômenos e problematiza a perspectiva otimista da pensadora alemã quanto à realização da vita activa, como forma de superação da violência no mundo atual. Palavras-Chave: Violência; Poder; Ação humana; Intelectual; Vita activa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028/933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Silvia Gombi Borges dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 119-128 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232693174272 |