O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sandra Cristina Fagundes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22700
Resumo: [1] Pesquisa de estágio pós-doutoral financiada pelo CNPq (Processo n. 201441/2011-0) e realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, sob a supervisão do Professor Catedrático Dr. Justino Magalhães, no período de janeiro a dezembro de 2012.*Doutora em História pela UNICAMP, Campinas-SP/Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG/Brasil.O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)Resumo: O tema dessa pesquisa é a escola primária rural em Portugal. No âmbito dessa temática selecionamos para investigação os editoriais da revista Escola Portuguesa (EP) em seus cinco primeiros anos de publicação, 1934 a 1939. A questão que propusemos para a análise consistiu em compreender se a EP, durante o período em questão, destinou algum espaço em seus duzentos e cinquenta e sete editoriais (total de números publicados no primeiro quinquênio) para debater os problemas que perpassavam a escola primária rural no país.Palavras-chave: Revista Escola Portuguesa. Postos escolares. História do ensino rural em Portugal. O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)Abstract: This research approaches the rural primary school in Portugal. To explore the theme we have selected the editorials of magazine Portuguese School (PS) in its first five years of publication, from 1934 to 1939. The question we have proposed for the analysis consisted in understanding if during the period in question the PS allocated any space in its two hundred fiftyseven editorials (total figures published in the first quinquennium) to discuss the problems of the rural primary school in the country.Keywords: Magazine Portuguese School. School posts. History of rural education in Portugal.Data de registro:13/05/2013Data de aceite: 08/07/2013Referências:ADÃO, Áurea. O Estatuto Sócio-Profissional do Professor Primário em Portugal (1901-1951). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.______. A Escola em Meio rural no Portugal dos Primeiros Anos do Estado Novo. A Formação dos seus Professores no(s) Discurso(s) do poder Político. In: WERLE, F. O. C. (Org.). Educação rural em perspectiva internacional - instituições, práticas e formação do profesor. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. p. 269-294.AINDA sôbre as visitas ministeriais às escolas. Escola Portuguesa, Lisboa, n. 174, p. 271-272, Fev. 1938.ALEIXO, M. 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Especial 2013; 109-1421982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22700/12725Copyright (c) 2016 Sandra Cristina Fagundes Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sandra Cristina Fagundes2023-06-19T17:23:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22700Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T17:23:39Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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description [1] Pesquisa de estágio pós-doutoral financiada pelo CNPq (Processo n. 201441/2011-0) e realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, sob a supervisão do Professor Catedrático Dr. Justino Magalhães, no período de janeiro a dezembro de 2012.*Doutora em História pela UNICAMP, Campinas-SP/Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG/Brasil.O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)Resumo: O tema dessa pesquisa é a escola primária rural em Portugal. No âmbito dessa temática selecionamos para investigação os editoriais da revista Escola Portuguesa (EP) em seus cinco primeiros anos de publicação, 1934 a 1939. A questão que propusemos para a análise consistiu em compreender se a EP, durante o período em questão, destinou algum espaço em seus duzentos e cinquenta e sete editoriais (total de números publicados no primeiro quinquênio) para debater os problemas que perpassavam a escola primária rural no país.Palavras-chave: Revista Escola Portuguesa. Postos escolares. História do ensino rural em Portugal. O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939)Abstract: This research approaches the rural primary school in Portugal. To explore the theme we have selected the editorials of magazine Portuguese School (PS) in its first five years of publication, from 1934 to 1939. The question we have proposed for the analysis consisted in understanding if during the period in question the PS allocated any space in its two hundred fiftyseven editorials (total figures published in the first quinquennium) to discuss the problems of the rural primary school in the country.Keywords: Magazine Portuguese School. School posts. History of rural education in Portugal.Data de registro:13/05/2013Data de aceite: 08/07/2013Referências:ADÃO, Áurea. O Estatuto Sócio-Profissional do Professor Primário em Portugal (1901-1951). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.______. A Escola em Meio rural no Portugal dos Primeiros Anos do Estado Novo. A Formação dos seus Professores no(s) Discurso(s) do poder Político. In: WERLE, F. O. C. (Org.). Educação rural em perspectiva internacional - instituições, práticas e formação do profesor. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. p. 269-294.AINDA sôbre as visitas ministeriais às escolas. Escola Portuguesa, Lisboa, n. 174, p. 271-272, Fev. 1938.ALEIXO, M. 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