BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Gil
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809
Resumo: Seria difícil escapar, no ano de 1996, às comemorações do aniversário de Jean Piaget. Inúmeras conferências no mundo inteiro, homenagens em Genebra, entre a inauguração de um busto, a edição de um CD-ROM, e a ocorrência simultânea de dois congressos internacionais, dos quais um visava colocar em perspectiva as abordagens de Piaget e Vygotsky. Todavia, salienta Bronckart, seu atual sucessor à frente da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação de Genebra, a celebridade atestada pelas comemorações do sábio genebrino não garante na mesma medida a continuidade científica, o “núcleo duro” de sua teoria. Certamente, constata Bronckart, Piaget permanece um dos autores mais reivindicados pelos pedagogos e psicólogos da criança, mas, acrescenta ele, sua obra “não parece ter orientado de maneira decisiva o redimensionamento contemporâneo das ciências da vida, do homem e do conhecimento” (p.13). Quando muito, na postura altiva daquele que ocupa os lugares de herança acadêmica, Bronckart concede a existência de “alguns descendentes locais”. Palavras-chave: Educação; Jean Piaget; Percursos piagtianos.
id UFU-2_70b9827091d1f49046436f91f0f703bf
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/809
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997EducaçãoJean PiagetPercursos piagtianosSeria difícil escapar, no ano de 1996, às comemorações do aniversário de Jean Piaget. Inúmeras conferências no mundo inteiro, homenagens em Genebra, entre a inauguração de um busto, a edição de um CD-ROM, e a ocorrência simultânea de dois congressos internacionais, dos quais um visava colocar em perspectiva as abordagens de Piaget e Vygotsky. Todavia, salienta Bronckart, seu atual sucessor à frente da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação de Genebra, a celebridade atestada pelas comemorações do sábio genebrino não garante na mesma medida a continuidade científica, o “núcleo duro” de sua teoria. Certamente, constata Bronckart, Piaget permanece um dos autores mais reivindicados pelos pedagogos e psicólogos da criança, mas, acrescenta ele, sua obra “não parece ter orientado de maneira decisiva o redimensionamento contemporâneo das ciências da vida, do homem e do conhecimento” (p.13). Quando muito, na postura altiva daquele que ocupa os lugares de herança acadêmica, Bronckart concede a existência de “alguns descendentes locais”. Palavras-chave: Educação; Jean Piaget; Percursos piagtianos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80910.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 273-2761982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809/725Copyright (c) 2016 Gil Meyerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, Gil2023-03-13T19:36:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/809Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T19:36:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
title BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
spellingShingle BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
Meyer, Gil
Educação
Jean Piaget
Percursos piagtianos
title_short BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
title_full BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
title_fullStr BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
title_full_unstemmed BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
title_sort BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997
author Meyer, Gil
author_facet Meyer, Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jean Piaget
Percursos piagtianos
topic Educação
Jean Piaget
Percursos piagtianos
description Seria difícil escapar, no ano de 1996, às comemorações do aniversário de Jean Piaget. Inúmeras conferências no mundo inteiro, homenagens em Genebra, entre a inauguração de um busto, a edição de um CD-ROM, e a ocorrência simultânea de dois congressos internacionais, dos quais um visava colocar em perspectiva as abordagens de Piaget e Vygotsky. Todavia, salienta Bronckart, seu atual sucessor à frente da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação de Genebra, a celebridade atestada pelas comemorações do sábio genebrino não garante na mesma medida a continuidade científica, o “núcleo duro” de sua teoria. Certamente, constata Bronckart, Piaget permanece um dos autores mais reivindicados pelos pedagogos e psicólogos da criança, mas, acrescenta ele, sua obra “não parece ter orientado de maneira decisiva o redimensionamento contemporâneo das ciências da vida, do homem e do conhecimento” (p.13). Quando muito, na postura altiva daquele que ocupa os lugares de herança acadêmica, Bronckart concede a existência de “alguns descendentes locais”. Palavras-chave: Educação; Jean Piaget; Percursos piagtianos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809/725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gil Meyer
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gil Meyer
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 273-276
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232102825984