Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a "Ética" de Pedro Abelardo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1017 |
Resumo: | O conceito de pecado é o conceito central da “Ética” de Pedro Abelardo. Fato que, por si só, é um indicativo suficiente da medida em que essa obra foi marcada pelo local e pela época em que surgiu. Para entender a definição de pecado do autor e o significado e alcance de suas consequências, é necessário, contudo, considerar as técnicas de definição utilizadas por ele, bem como os aspectos temporais e modais de sua definição, pois tanto essas técnicas como tais aspectos assinalam a inequívoca presença da formação e das concepções lógicas de Abelardo. Circunstância que por outro lado, nos autoriza a chamar a atenção para o fato singular de as ligações dessa obra com a tradição ocorrerem de forma predominantemente indireta, uma vez que os caminhos que estabelecem suas conexões com o passado, são de uma natureza sobretudo lógica. Palavras-chave: Pedro Abelardo; Filosofia Medieval; Lógica e Moral; Ética; Dialética; Renascimento do século XII. |
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Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a "Ética" de Pedro AbelardoPedro AbelardoFilosofia MedievalLógica e MoralÉticaDialéticaRenascimento do século XIIO conceito de pecado é o conceito central da “Ética” de Pedro Abelardo. Fato que, por si só, é um indicativo suficiente da medida em que essa obra foi marcada pelo local e pela época em que surgiu. Para entender a definição de pecado do autor e o significado e alcance de suas consequências, é necessário, contudo, considerar as técnicas de definição utilizadas por ele, bem como os aspectos temporais e modais de sua definição, pois tanto essas técnicas como tais aspectos assinalam a inequívoca presença da formação e das concepções lógicas de Abelardo. Circunstância que por outro lado, nos autoriza a chamar a atenção para o fato singular de as ligações dessa obra com a tradição ocorrerem de forma predominantemente indireta, uma vez que os caminhos que estabelecem suas conexões com o passado, são de uma natureza sobretudo lógica. Palavras-chave: Pedro Abelardo; Filosofia Medieval; Lógica e Moral; Ética; Dialética; Renascimento do século XII.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1017Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 2751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1017/923Copyright (c) 2016 Márcio Chaves- Tannúshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves- Tannús, Márcio2023-07-03T12:46:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1017Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:46:46Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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O conceito de pecado é o conceito central da “Ética” de Pedro Abelardo. Fato que, por si só, é um indicativo suficiente da medida em que essa obra foi marcada pelo local e pela época em que surgiu. Para entender a definição de pecado do autor e o significado e alcance de suas consequências, é necessário, contudo, considerar as técnicas de definição utilizadas por ele, bem como os aspectos temporais e modais de sua definição, pois tanto essas técnicas como tais aspectos assinalam a inequívoca presença da formação e das concepções lógicas de Abelardo. Circunstância que por outro lado, nos autoriza a chamar a atenção para o fato singular de as ligações dessa obra com a tradição ocorrerem de forma predominantemente indireta, uma vez que os caminhos que estabelecem suas conexões com o passado, são de uma natureza sobretudo lógica. Palavras-chave: Pedro Abelardo; Filosofia Medieval; Lógica e Moral; Ética; Dialética; Renascimento do século XII. |
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