Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27287 |
Resumo: | Resumo: Tomamos de empréstimo de Ítalo Calvino (1990) a primeira das suas seis propostas para o próximo milênio, a leveza, para pensarmos a questão do sensível e da sensibilidade na investigação educativa. O que propomos é refletir sobre uma possível mudança de ponto de vista na pesquisa em educação, sobre outra ótima, com outros recursos e possibilidades, com a leveza como centro desta ação. A leveza que pouco tem nos caracterizado pode constituir-se num desafio, numa condição para pensar num olhar investigativo sensível, atento aquilo que é percebido por um observador que se dá o tempo para a experiência. Um tempo para a experimentação e para a experiência formadora é condição para o aprendizado ético-afetivo, numa perspectiva spinozana. Na aprendizagem do que nos constitui, compreendendo os nossos afetos, propomos pensar a pesquisa em educação na dimensão do sensível. Palavras-chave: Leveza; Sensível; Pesquisa em educação; Aprendizado ético-estético; Sensibilidade. Essay on defense the lightness, of the sensible and sensibility in education research Abstract: We Italo Calvino loan (1990) the first of its six proposals for the next millennium, lightness, to think the issue of sensitive and sensitivity in educational research. What we propose is to reflect on a possible change of perspective in educational research, on another great, with other features and possibilities, with lightness as the center of this action. The lightness that little has characterized us may be in a challenge in a condition to think of a sensitive investigative look, given what is perceived by an observer who takes the time to experience. A time for experimentation and the formative experience is a prerequisite for the ethical-emotional learning, a spinozana perspective. On learning of what constitutes us, including our emotions, we propose thinking educational research in the dimension of sensitive. Keywords: Lightness; Sensible; Education research; Ethical-aesthetical; Sensibility. Ensayo en defesa de la ligereza, lo sensible y la sensibilidad en la investigación en educación Resumen: Hemos cogido prestado de Italo Calvino (1990), el primero de sus seis propuestas para el próximo milenio, la ligereza, a pensar el tema de la sensibilidade y la sensibilidad en la investigación educativa. Lo que proponemos es reflexionar sobre un posible cambio de perspectiva en la investigación educativa, en outro grande, con otras características y posibilidades, con ligereza como el centro de esta acción. La ligereza que poco nos ha caracterizado puede estar en un desafio en condiciones de pensar en un aspecto de investigación sensibles, teniendo em cuenta lo que se percibe por un observador que se toma el tiempo para experimentar. Un tiempo para la experimentación y la experiencia formativa es un requisito previo para el aprendizaje ético-emocional, una perspectiva spinozana. Al enterarse de lo que nos constituye, incluyendo nuestras emociones, se propone pensar la investigación educativa en la dimensión de la sensibilidade. Palabras clave: Ligereza; Sensible; Investigación en la educación; Aprendizaje ético y estético; Sensibilidad. Data de registro: 30/07/2014 Data de aceite: 09/06/2015 |
id |
UFU-2_7af88304e27a92d214cb390c1944abb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27287 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educaçãoLevezaSensívelPesquisa em educaçãoAprendizado ético-estéticoSensibilidadeResumo: Tomamos de empréstimo de Ítalo Calvino (1990) a primeira das suas seis propostas para o próximo milênio, a leveza, para pensarmos a questão do sensível e da sensibilidade na investigação educativa. O que propomos é refletir sobre uma possível mudança de ponto de vista na pesquisa em educação, sobre outra ótima, com outros recursos e possibilidades, com a leveza como centro desta ação. A leveza que pouco tem nos caracterizado pode constituir-se num desafio, numa condição para pensar num olhar investigativo sensível, atento aquilo que é percebido por um observador que se dá o tempo para a experiência. Um tempo para a experimentação e para a experiência formadora é condição para o aprendizado ético-afetivo, numa perspectiva spinozana. Na aprendizagem do que nos constitui, compreendendo os nossos afetos, propomos pensar a pesquisa em educação na dimensão do sensível. Palavras-chave: Leveza; Sensível; Pesquisa em educação; Aprendizado ético-estético; Sensibilidade. Essay on defense the lightness, of the sensible and sensibility in education research Abstract: We Italo Calvino loan (1990) the first of its six proposals for the next millennium, lightness, to think the issue of sensitive and sensitivity in educational research. What we propose is to reflect on a possible change of perspective in educational research, on another great, with other features and possibilities, with lightness as the center of this action. The lightness that little has characterized us may be in a challenge in a condition to think of a sensitive investigative look, given what is perceived by an observer who takes the time to experience. A time for experimentation and the formative experience is a prerequisite for the ethical-emotional learning, a spinozana perspective. On learning of what constitutes us, including our emotions, we propose thinking educational research in the dimension of sensitive. Keywords: Lightness; Sensible; Education research; Ethical-aesthetical; Sensibility. Ensayo en defesa de la ligereza, lo sensible y la sensibilidad en la investigación en educación Resumen: Hemos cogido prestado de Italo Calvino (1990), el primero de sus seis propuestas para el próximo milenio, la ligereza, a pensar el tema de la sensibilidade y la sensibilidad en la investigación educativa. Lo que proponemos es reflexionar sobre un posible cambio de perspectiva en la investigación educativa, en outro grande, con otras características y posibilidades, con ligereza como el centro de esta acción. La ligereza que poco nos ha caracterizado puede estar en un desafio en condiciones de pensar en un aspecto de investigación sensibles, teniendo em cuenta lo que se percibe por un observador que se toma el tiempo para experimentar. Un tiempo para la experimentación y la experiencia formativa es un requisito previo para el aprendizaje ético-emocional, una perspectiva spinozana. Al enterarse de lo que nos constituye, incluyendo nuestras emociones, se propone pensar la investigación educativa en la dimensión de la sensibilidade. Palabras clave: Ligereza; Sensible; Investigación en la educación; Aprendizaje ético y estético; Sensibilidad. Data de registro: 30/07/2014 Data de aceite: 09/06/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2728710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p775a798Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 775-7981982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27287/19866Copyright (c) 2016 Valeska Maria Fortes de Oliveira, Monique da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valeska Maria Fortes deSilva, Monique da2022-10-10T18:45:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27287Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:45:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
title |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
spellingShingle |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação Oliveira, Valeska Maria Fortes de Leveza Sensível Pesquisa em educação Aprendizado ético-estético Sensibilidade |
title_short |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
title_full |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
title_fullStr |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
title_sort |
Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação |
author |
Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
author_facet |
Oliveira, Valeska Maria Fortes de Silva, Monique da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Monique da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Valeska Maria Fortes de Silva, Monique da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leveza Sensível Pesquisa em educação Aprendizado ético-estético Sensibilidade |
topic |
Leveza Sensível Pesquisa em educação Aprendizado ético-estético Sensibilidade |
description |
Resumo: Tomamos de empréstimo de Ítalo Calvino (1990) a primeira das suas seis propostas para o próximo milênio, a leveza, para pensarmos a questão do sensível e da sensibilidade na investigação educativa. O que propomos é refletir sobre uma possível mudança de ponto de vista na pesquisa em educação, sobre outra ótima, com outros recursos e possibilidades, com a leveza como centro desta ação. A leveza que pouco tem nos caracterizado pode constituir-se num desafio, numa condição para pensar num olhar investigativo sensível, atento aquilo que é percebido por um observador que se dá o tempo para a experiência. Um tempo para a experimentação e para a experiência formadora é condição para o aprendizado ético-afetivo, numa perspectiva spinozana. Na aprendizagem do que nos constitui, compreendendo os nossos afetos, propomos pensar a pesquisa em educação na dimensão do sensível. Palavras-chave: Leveza; Sensível; Pesquisa em educação; Aprendizado ético-estético; Sensibilidade. Essay on defense the lightness, of the sensible and sensibility in education research Abstract: We Italo Calvino loan (1990) the first of its six proposals for the next millennium, lightness, to think the issue of sensitive and sensitivity in educational research. What we propose is to reflect on a possible change of perspective in educational research, on another great, with other features and possibilities, with lightness as the center of this action. The lightness that little has characterized us may be in a challenge in a condition to think of a sensitive investigative look, given what is perceived by an observer who takes the time to experience. A time for experimentation and the formative experience is a prerequisite for the ethical-emotional learning, a spinozana perspective. On learning of what constitutes us, including our emotions, we propose thinking educational research in the dimension of sensitive. Keywords: Lightness; Sensible; Education research; Ethical-aesthetical; Sensibility. Ensayo en defesa de la ligereza, lo sensible y la sensibilidad en la investigación en educación Resumen: Hemos cogido prestado de Italo Calvino (1990), el primero de sus seis propuestas para el próximo milenio, la ligereza, a pensar el tema de la sensibilidade y la sensibilidad en la investigación educativa. Lo que proponemos es reflexionar sobre un posible cambio de perspectiva en la investigación educativa, en outro grande, con otras características y posibilidades, con ligereza como el centro de esta acción. La ligereza que poco nos ha caracterizado puede estar en un desafio en condiciones de pensar en un aspecto de investigación sensibles, teniendo em cuenta lo que se percibe por un observador que se toma el tiempo para experimentar. Un tiempo para la experimentación y la experiencia formativa es un requisito previo para el aprendizaje ético-emocional, una perspectiva spinozana. Al enterarse de lo que nos constituye, incluyendo nuestras emociones, se propone pensar la investigación educativa en la dimensión de la sensibilidade. Palabras clave: Ligereza; Sensible; Investigación en la educación; Aprendizaje ético y estético; Sensibilidad. Data de registro: 30/07/2014 Data de aceite: 09/06/2015 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27287 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p775a798 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27287 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p775a798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27287/19866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Valeska Maria Fortes de Oliveira, Monique da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Valeska Maria Fortes de Oliveira, Monique da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 775-798 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355381831925760 |