Editorial: Contradições: Iluminismo X Populismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/860 |
Resumo: | A escola, especialmente a universidade, pretende-se filha do Iluminismo. Surgido na Europa do século XVII, desenvolveu-se no decorrer do século XVIII, caracterizando esse período como o “século das luzes”. Sua característica principal é um esforço consciente de valorização da razão e abandono de preconceitos tradicionais. Com isto, esperava-se que o desenvolvimento do conhecimento produzisse um mundo mais justo, mais humano, mais adequado às aspirações de igualdade, fraternidade, liberdade. A tolerância religiosa em tempos inquisitoriais era um desiderativo dos Iluministas, bem como a obtenção de resultados práticos no combate às injustiças sociais. O Iluminismo, como movimento social, findou-se no século XIX, mas seus pressupostos, seus projetos, inspiraram as repúblicas originadas depois da Revolução Francesa e suas ideais permanecem ainda nos dias de hoje. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Iluminismo; Populismo. |
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Editorial: Contradições: Iluminismo X PopulismoEducaçãoFilosofiaIluminismoPopulismoA escola, especialmente a universidade, pretende-se filha do Iluminismo. Surgido na Europa do século XVII, desenvolveu-se no decorrer do século XVIII, caracterizando esse período como o “século das luzes”. Sua característica principal é um esforço consciente de valorização da razão e abandono de preconceitos tradicionais. Com isto, esperava-se que o desenvolvimento do conhecimento produzisse um mundo mais justo, mais humano, mais adequado às aspirações de igualdade, fraternidade, liberdade. A tolerância religiosa em tempos inquisitoriais era um desiderativo dos Iluministas, bem como a obtenção de resultados práticos no combate às injustiças sociais. O Iluminismo, como movimento social, findou-se no século XIX, mas seus pressupostos, seus projetos, inspiraram as repúblicas originadas depois da Revolução Francesa e suas ideais permanecem ainda nos dias de hoje. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Iluminismo; Populismo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/860Educação e Filosofia; v. 12 n. 23 (1998): v.12 n.23 jan./jun. 1998; 5-91982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/860/772Copyright (c) 2016 Geraldo Inácio Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Geraldo Inácio2023-03-08T12:23:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/860Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-08T12:23:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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