Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calloni, Humberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amorim, Filipi Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
Resumo: Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.
id UFU-2_7d22690cfbe2517d987fa238a49900d0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/45843
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidadeEdgar MorinComplexidadeHermenêuticaFilosofiaEducaçãoNeste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4584310.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 197-2171982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/27737https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/35856Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIMhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalloni, HumbertoAmorim, Filipi Vieira2023-03-22T18:07:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/45843Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T18:07:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
title Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
spellingShingle Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
Calloni, Humberto
Edgar Morin
Complexidade
Hermenêutica
Filosofia
Educação
title_short Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
title_full Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
title_fullStr Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
title_full_unstemmed Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
title_sort Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
author Calloni, Humberto
author_facet Calloni, Humberto
Amorim, Filipi Vieira
author_role author
author2 Amorim, Filipi Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calloni, Humberto
Amorim, Filipi Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Edgar Morin
Complexidade
Hermenêutica
Filosofia
Educação
topic Edgar Morin
Complexidade
Hermenêutica
Filosofia
Educação
description Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/27737
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/35856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIM
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIM
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 197-217
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233857093632