Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843 |
Resumo: | Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes. |
id |
UFU-2_7d22690cfbe2517d987fa238a49900d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/45843 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidadeEdgar MorinComplexidadeHermenêuticaFilosofiaEducaçãoNeste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4584310.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 197-2171982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/27737https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/35856Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIMhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalloni, HumbertoAmorim, Filipi Vieira2023-03-22T18:07:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/45843Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T18:07:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
title |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
spellingShingle |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade Calloni, Humberto Edgar Morin Complexidade Hermenêutica Filosofia Educação |
title_short |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
title_full |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
title_fullStr |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
title_full_unstemmed |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
title_sort |
Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade |
author |
Calloni, Humberto |
author_facet |
Calloni, Humberto Amorim, Filipi Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Filipi Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calloni, Humberto Amorim, Filipi Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edgar Morin Complexidade Hermenêutica Filosofia Educação |
topic |
Edgar Morin Complexidade Hermenêutica Filosofia Educação |
description |
Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/27737 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843/35856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIM http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HUMBERTO CALLONI, FILIPI VIEIRA AMORIM http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 197-217 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233857093632 |