A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coleta, José Augusto Dela
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coleta, Marília Ferreira Dela, de Lima, Simão Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
Resumo: Baseando-se nos estudos de Geert Hofstede, este trabalho teve como objetivos: determinar a percepção de alunos e professores da existência e idealização da presença de oito fatores da cultura organizacional em três faculdades do interior do Brasil, comparar a cultura real percebida com a cultura idealizada nestas instituições, relacionar os traços culturais dominantes nestas faculdades com suas práticas administrativas e pedagógicas. Participaram do estudo 538 sujeitos, professores e alunos, que responderam uma série de inventários e escalas. Os resultados mostraram que os fatores Orientação Afiliativa, Evitar Incerteza, Orientação para Realização e Orientação para o Futuro são significativamente percebidos como mais presentes nas três faculdades. As faculdades melhor avaliadas e com melhores perspectivas futuras são aquelas com alta tendência em Evitar a Incerteza, alta Orientação para a Afiliação, Orientação para o Futuro, Orientação para a Realização e baixos níveis de Assertividade, Individualismo, Masculinidade e Distância do Poder. Palavras-chave: cultura organizacional, educação superior, práticas e qualidade da educação.   Abstract: Based on the studies of Geert Hofstede, this work had the following objectives: to determinate the perceptions of students and professors related to the presence and the ideal of eight dimensions of the organizational culture at three college schools in Brazil's inland; to compare the perceived real culture with the idealized culture of these Institutions; and to correlate the main cultural characteristics of those schools with their administrative and educational practices. A sample of 538 subjects participated in this study, among students and professors, answering some scales and inventories. The results showed that the dimensions affiliation orientation, uncertainty avoidance, achievement orientation, and future orientation are Significantly perceived as the most important in the three schools. The best evaluated schools and the schools viewed as with the best perspectives in the future are those with high tendency to avoid uncertainty, high affiliation orientation, future orientation, achievement orientation, and low levels of assertiveness, individualism, masculinity, and power distance. Keywords: Organizational culture, College, Practices and quality of education.
id UFU-2_81079243bdcb9ebf287f3cf7f9c9924a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/568
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidadesCultura organizacionalEducação superiorPráticas e qualidade da educaçãoBaseando-se nos estudos de Geert Hofstede, este trabalho teve como objetivos: determinar a percepção de alunos e professores da existência e idealização da presença de oito fatores da cultura organizacional em três faculdades do interior do Brasil, comparar a cultura real percebida com a cultura idealizada nestas instituições, relacionar os traços culturais dominantes nestas faculdades com suas práticas administrativas e pedagógicas. Participaram do estudo 538 sujeitos, professores e alunos, que responderam uma série de inventários e escalas. Os resultados mostraram que os fatores Orientação Afiliativa, Evitar Incerteza, Orientação para Realização e Orientação para o Futuro são significativamente percebidos como mais presentes nas três faculdades. As faculdades melhor avaliadas e com melhores perspectivas futuras são aquelas com alta tendência em Evitar a Incerteza, alta Orientação para a Afiliação, Orientação para o Futuro, Orientação para a Realização e baixos níveis de Assertividade, Individualismo, Masculinidade e Distância do Poder. Palavras-chave: cultura organizacional, educação superior, práticas e qualidade da educação.   Abstract: Based on the studies of Geert Hofstede, this work had the following objectives: to determinate the perceptions of students and professors related to the presence and the ideal of eight dimensions of the organizational culture at three college schools in Brazil's inland; to compare the perceived real culture with the idealized culture of these Institutions; and to correlate the main cultural characteristics of those schools with their administrative and educational practices. A sample of 538 subjects participated in this study, among students and professors, answering some scales and inventories. The results showed that the dimensions affiliation orientation, uncertainty avoidance, achievement orientation, and future orientation are Significantly perceived as the most important in the three schools. The best evaluated schools and the schools viewed as with the best perspectives in the future are those with high tendency to avoid uncertainty, high affiliation orientation, future orientation, achievement orientation, and low levels of assertiveness, individualism, masculinity, and power distance. Keywords: Organizational culture, College, Practices and quality of education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56810.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-568Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 51-671982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568/513Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Simão Pedro de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColeta, José Augusto DelaColeta, Marília Ferreira Delade Lima, Simão Pedro2023-07-25T13:22:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/568Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-25T13:22:11Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
title A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
spellingShingle A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
Coleta, José Augusto Dela
Cultura organizacional
Educação superior
Práticas e qualidade da educação
title_short A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
title_full A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
title_fullStr A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
title_full_unstemmed A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
title_sort A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
author Coleta, José Augusto Dela
author_facet Coleta, José Augusto Dela
Coleta, Marília Ferreira Dela
de Lima, Simão Pedro
author_role author
author2 Coleta, Marília Ferreira Dela
de Lima, Simão Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coleta, José Augusto Dela
Coleta, Marília Ferreira Dela
de Lima, Simão Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Educação superior
Práticas e qualidade da educação
topic Cultura organizacional
Educação superior
Práticas e qualidade da educação
description Baseando-se nos estudos de Geert Hofstede, este trabalho teve como objetivos: determinar a percepção de alunos e professores da existência e idealização da presença de oito fatores da cultura organizacional em três faculdades do interior do Brasil, comparar a cultura real percebida com a cultura idealizada nestas instituições, relacionar os traços culturais dominantes nestas faculdades com suas práticas administrativas e pedagógicas. Participaram do estudo 538 sujeitos, professores e alunos, que responderam uma série de inventários e escalas. Os resultados mostraram que os fatores Orientação Afiliativa, Evitar Incerteza, Orientação para Realização e Orientação para o Futuro são significativamente percebidos como mais presentes nas três faculdades. As faculdades melhor avaliadas e com melhores perspectivas futuras são aquelas com alta tendência em Evitar a Incerteza, alta Orientação para a Afiliação, Orientação para o Futuro, Orientação para a Realização e baixos níveis de Assertividade, Individualismo, Masculinidade e Distância do Poder. Palavras-chave: cultura organizacional, educação superior, práticas e qualidade da educação.   Abstract: Based on the studies of Geert Hofstede, this work had the following objectives: to determinate the perceptions of students and professors related to the presence and the ideal of eight dimensions of the organizational culture at three college schools in Brazil's inland; to compare the perceived real culture with the idealized culture of these Institutions; and to correlate the main cultural characteristics of those schools with their administrative and educational practices. A sample of 538 subjects participated in this study, among students and professors, answering some scales and inventories. The results showed that the dimensions affiliation orientation, uncertainty avoidance, achievement orientation, and future orientation are Significantly perceived as the most important in the three schools. The best evaluated schools and the schools viewed as with the best perspectives in the future are those with high tendency to avoid uncertainty, high affiliation orientation, future orientation, achievement orientation, and low levels of assertiveness, individualism, masculinity, and power distance. Keywords: Organizational culture, College, Practices and quality of education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-568
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568/513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Simão Pedro de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Simão Pedro de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 51-67
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231064735744