Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ripe, Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lange do Amaral, Giana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865
Resumo: Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)  Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar um método pedagógico, proporcionado à primeira infância, para a aprendizagem da leitura, da escrita e das principais operações aritméticas, bem como instruir os meninos portugueses nos princípios da religião e da civilidade. Fundamentado na categoria conceitual governamentalidade, o estudo defende que a relação discursiva estabelecida por Sousa estabeleceu um conjunto de enunciados e de normativas sobre valores ético-religiosos, a conservação da saúde e adiantamento nos estudos. Entende-se, assim, que tais elementos enunciados na obra podem ter atuado na constituição discursiva acerca de modelos específicos de educação, buscando garantir a produção de um específico tipo de sujeito infantil masculino.  Palavras-chave: História da Educação; Infância; Meninos; Portugal; Século XVIII. For the “rest of the teachers and usefulness of the disciples”: guidelines for educating childhood in the pedagogical manual Nova Escola de Meninos (Portugal, 18th century) Abstract: The present study, of historiographical and philosophical nature, aims to develop an analysis of the discourses related to the good education of children's subjects that are present in the work Nova Escola de Meninos(...) [New Boys School (…)]. Published in Coimbra in 1784, the form authored by the priest Portuguese Manoel Dias de Sousa (1753-1823) had as main objective to present a pedagogical method, provided to early childhood, for the learning of reading, writing and the main arithmetic operations, as well as instructing Portuguese boys in the principles of religion and civility. Based on the conceptual category governmentality, the study argues that the discursive relationship established by Sousa established a set of utterances and norms on ethical-religious values, health conservation and advances in studies. It is understood, therefore, that these elements enunciated in the work may have acted in the discursive constitution about specific models of education, seeking to guarantee the production of a specific type of male infant subject.  Keywords: History of Education; Childhood; Boys; Portugal; 18th Century. Para el “resto de los profesores y utilidad de los discípulos”: pautas para educar la infância en el manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, siglo XVIII) Resumen: El presente estudio, de carácter historiográfico y filosófico, tiene como objetivo desarrollar um análisis de los discursos relacionados com la buena educación de los sujetos infantiles que están presentes em la obra Nova escola de meninos(...) [Nueva escuela de niños (...)]. Publicada en Coimbra en 1784, la forma del sacerdote portugués Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tenía como objetivo principal presentar un método pedagógico, proporcionado a la primera infancia, para el aprendizaje de la lectura, la escritura y las principales operaciones aritméticas, así como la instrusción de los niños portugueses em los principios de religión y civilidad. Sobre la base de la gubernamentalidad de la categoría conceptual, el estudio argumenta que la relación discursiva establecida por Sousa estableció un conjunto de expresiones y normas sobre valores ético-religiosos, conservación de la salud y avances em los estudios. Se entiende, por lo tanto, que estos elementos enunciados en la obra pueden haber actuado en la constitución discursiva sobre modelos específicos de educación, buscando garantizar la producción de un tipo específico de sujeto infantil masculino.   Palabras clave: Historia de la Educación; Infancia; Niños; Portugal; Siglo XVIII. Data de registro: 18/05/2020 Data de aceite: 05/10/2020
id UFU-2_8540837ac718545944e2f7e84afb2733
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/54865
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) História da EducaçãoMeninoInfânciaGovernamentalidadeSéculo XVIIIPara o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)  Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar um método pedagógico, proporcionado à primeira infância, para a aprendizagem da leitura, da escrita e das principais operações aritméticas, bem como instruir os meninos portugueses nos princípios da religião e da civilidade. Fundamentado na categoria conceitual governamentalidade, o estudo defende que a relação discursiva estabelecida por Sousa estabeleceu um conjunto de enunciados e de normativas sobre valores ético-religiosos, a conservação da saúde e adiantamento nos estudos. Entende-se, assim, que tais elementos enunciados na obra podem ter atuado na constituição discursiva acerca de modelos específicos de educação, buscando garantir a produção de um específico tipo de sujeito infantil masculino.  Palavras-chave: História da Educação; Infância; Meninos; Portugal; Século XVIII. For the “rest of the teachers and usefulness of the disciples”: guidelines for educating childhood in the pedagogical manual Nova Escola de Meninos (Portugal, 18th century) Abstract: The present study, of historiographical and philosophical nature, aims to develop an analysis of the discourses related to the good education of children's subjects that are present in the work Nova Escola de Meninos(...) [New Boys School (…)]. Published in Coimbra in 1784, the form authored by the priest Portuguese Manoel Dias de Sousa (1753-1823) had as main objective to present a pedagogical method, provided to early childhood, for the learning of reading, writing and the main arithmetic operations, as well as instructing Portuguese boys in the principles of religion and civility. Based on the conceptual category governmentality, the study argues that the discursive relationship established by Sousa established a set of utterances and norms on ethical-religious values, health conservation and advances in studies. It is understood, therefore, that these elements enunciated in the work may have acted in the discursive constitution about specific models of education, seeking to guarantee the production of a specific type of male infant subject.  Keywords: History of Education; Childhood; Boys; Portugal; 18th Century. Para el “resto de los profesores y utilidad de los discípulos”: pautas para educar la infância en el manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, siglo XVIII) Resumen: El presente estudio, de carácter historiográfico y filosófico, tiene como objetivo desarrollar um análisis de los discursos relacionados com la buena educación de los sujetos infantiles que están presentes em la obra Nova escola de meninos(...) [Nueva escuela de niños (...)]. Publicada en Coimbra en 1784, la forma del sacerdote portugués Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tenía como objetivo principal presentar un método pedagógico, proporcionado a la primera infancia, para el aprendizaje de la lectura, la escritura y las principales operaciones aritméticas, así como la instrusción de los niños portugueses em los principios de religión y civilidad. Sobre la base de la gubernamentalidad de la categoría conceptual, el estudio argumenta que la relación discursiva establecida por Sousa estableció un conjunto de expresiones y normas sobre valores ético-religiosos, conservación de la salud y avances em los estudios. Se entiende, por lo tanto, que estos elementos enunciados en la obra pueden haber actuado en la constitución discursiva sobre modelos específicos de educación, buscando garantizar la producción de un tipo específico de sujeto infantil masculino.   Palabras clave: Historia de la Educación; Infancia; Niños; Portugal; Siglo XVIII. Data de registro: 18/05/2020 Data de aceite: 05/10/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5486510.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54865Educação e Filosofia; v. 34 n. 72 (2020): v.34 n.72 set./dez. 2020; 1379-14081982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865/31200https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865/35769Copyright (c) 2020 Fernando Ripe, Giana Lange do Amaralhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRipe, FernandoLange do Amaral, Giana2023-03-20T17:23:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/54865Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T17:23:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
title Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
spellingShingle Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
Ripe, Fernando
História da Educação
Menino
Infância
Governamentalidade
Século XVIII
title_short Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
title_full Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
title_fullStr Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
title_full_unstemmed Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
title_sort Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
author Ripe, Fernando
author_facet Ripe, Fernando
Lange do Amaral, Giana
author_role author
author2 Lange do Amaral, Giana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ripe, Fernando
Lange do Amaral, Giana
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Menino
Infância
Governamentalidade
Século XVIII
topic História da Educação
Menino
Infância
Governamentalidade
Século XVIII
description Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)  Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar um método pedagógico, proporcionado à primeira infância, para a aprendizagem da leitura, da escrita e das principais operações aritméticas, bem como instruir os meninos portugueses nos princípios da religião e da civilidade. Fundamentado na categoria conceitual governamentalidade, o estudo defende que a relação discursiva estabelecida por Sousa estabeleceu um conjunto de enunciados e de normativas sobre valores ético-religiosos, a conservação da saúde e adiantamento nos estudos. Entende-se, assim, que tais elementos enunciados na obra podem ter atuado na constituição discursiva acerca de modelos específicos de educação, buscando garantir a produção de um específico tipo de sujeito infantil masculino.  Palavras-chave: História da Educação; Infância; Meninos; Portugal; Século XVIII. For the “rest of the teachers and usefulness of the disciples”: guidelines for educating childhood in the pedagogical manual Nova Escola de Meninos (Portugal, 18th century) Abstract: The present study, of historiographical and philosophical nature, aims to develop an analysis of the discourses related to the good education of children's subjects that are present in the work Nova Escola de Meninos(...) [New Boys School (…)]. Published in Coimbra in 1784, the form authored by the priest Portuguese Manoel Dias de Sousa (1753-1823) had as main objective to present a pedagogical method, provided to early childhood, for the learning of reading, writing and the main arithmetic operations, as well as instructing Portuguese boys in the principles of religion and civility. Based on the conceptual category governmentality, the study argues that the discursive relationship established by Sousa established a set of utterances and norms on ethical-religious values, health conservation and advances in studies. It is understood, therefore, that these elements enunciated in the work may have acted in the discursive constitution about specific models of education, seeking to guarantee the production of a specific type of male infant subject.  Keywords: History of Education; Childhood; Boys; Portugal; 18th Century. Para el “resto de los profesores y utilidad de los discípulos”: pautas para educar la infância en el manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, siglo XVIII) Resumen: El presente estudio, de carácter historiográfico y filosófico, tiene como objetivo desarrollar um análisis de los discursos relacionados com la buena educación de los sujetos infantiles que están presentes em la obra Nova escola de meninos(...) [Nueva escuela de niños (...)]. Publicada en Coimbra en 1784, la forma del sacerdote portugués Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tenía como objetivo principal presentar un método pedagógico, proporcionado a la primera infancia, para el aprendizaje de la lectura, la escritura y las principales operaciones aritméticas, así como la instrusción de los niños portugueses em los principios de religión y civilidad. Sobre la base de la gubernamentalidad de la categoría conceptual, el estudio argumenta que la relación discursiva establecida por Sousa estableció un conjunto de expresiones y normas sobre valores ético-religiosos, conservación de la salud y avances em los estudios. Se entiende, por lo tanto, que estos elementos enunciados en la obra pueden haber actuado en la constitución discursiva sobre modelos específicos de educación, buscando garantizar la producción de un tipo específico de sujeto infantil masculino.   Palabras clave: Historia de la Educación; Infancia; Niños; Portugal; Siglo XVIII. Data de registro: 18/05/2020 Data de aceite: 05/10/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865
10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54865
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865/31200
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865/35769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Ripe, Giana Lange do Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Ripe, Giana Lange do Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 72 (2020): v.34 n.72 set./dez. 2020; 1379-1408
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233988165632