Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrão, Oscar Braz Mendonza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768
Resumo: No início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino.   In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods.
id UFU-2_865f1c847277559a2258b7c799437efc
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/768
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Especialização em ensino de geociências: análise de uma práticaEducação permanenteGeociênciasMetodologia de ensinoNo início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino.   In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/76810.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 103-1281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768/694Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegrão, Oscar Braz Mendonza2022-11-17T19:22:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/768Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-17T19:22:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
title Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
spellingShingle Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Educação permanente
Geociências
Metodologia de ensino
title_short Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
title_full Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
title_fullStr Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
title_full_unstemmed Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
title_sort Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
author Negrão, Oscar Braz Mendonza
author_facet Negrão, Oscar Braz Mendonza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrão, Oscar Braz Mendonza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Geociências
Metodologia de ensino
topic Educação permanente
Geociências
Metodologia de ensino
description No início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino.   In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768/694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrão
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrão
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 103-128
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231687589888