Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768 |
Resumo: | No início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino. In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods. |
id |
UFU-2_865f1c847277559a2258b7c799437efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/768 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma práticaEducação permanenteGeociênciasMetodologia de ensinoNo início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino. In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/76810.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 103-1281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768/694Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegrão, Oscar Braz Mendonza2022-11-17T19:22:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/768Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-17T19:22:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
title |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
spellingShingle |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática Negrão, Oscar Braz Mendonza Educação permanente Geociências Metodologia de ensino |
title_short |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
title_full |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
title_fullStr |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
title_full_unstemmed |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
title_sort |
Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática |
author |
Negrão, Oscar Braz Mendonza |
author_facet |
Negrão, Oscar Braz Mendonza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negrão, Oscar Braz Mendonza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente Geociências Metodologia de ensino |
topic |
Educação permanente Geociências Metodologia de ensino |
description |
No início da década de 80, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu pesquisa-diagnóstico que confirmou a necessidade e importância de formação pedagógica para os professores dos cursos de graduação em Geologia. Parte das sugestões e reivindicações que surgiram então no âmbito da comunidade geológica, no sentido de contemplar essa formação, foram atendidas com o oferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Geociências na UNICAMP, a partir de 1984. Destinado a professores de disciplinas geológicas e afins, usualmente graduados em Geologia, Geografia, Engenharia e Ciências Biológicas, o curso é estruturado em três fases, nas quais o participante executa atividades respectivamente de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento e, finalmente, avaliação do conjunto da experiência. O trabalho do participante na própria instituição de origem constitui o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. A análise sistemática do curso permitiu detectar deficiências e propor mudanças visando aperfeiçoá-lo. Palavras-chave: Educação permanente; Geociências; Metodologia de ensino. In the beginnings of the 80's the Brazilian Geological Abstract: Society sponsored a research that confirmed the need and importance of pedagogic development for undergraduate courses's teachers in geology. A group of suggestions and demands that arose in the midst of the geological community, aiming at this development were met with the offer of the "Specialization Course in the Teaching of Geosciences" at UNICAMP since 1984. Directed to teachers of geological subjects and similar ones, usually graduate in geology, geography, engineering and biological sciences, this course is organized in three stages, where the student is engaged in activities of teaching planning, use of this planning and assessment of this overall trial. The previous work of the participant in his/her original institution set the starting point to the theoretical in-depth study, and also the goals to be attained. This research is oriented to the systematic analysis of this course, aiming at detecting deficiencies and proposing changes that may lead to its improvement. Descriptors: Continuing education; Earth science; Teaching methods. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768/694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Oscar Braz Mendonza Negrão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 103-128 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231687589888 |