Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finco, Gabriela, 1974-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090
Resumo: Orientador: Henrique Cesar da Silva
id UNICAMP-30_43ce572021fc07033f481622f3cb4a06
oai_identifier_str oai::790168
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuadaTeacher knowledge in Biology/Geosciences interface : contributions of a teacher in continuing educationBiologia - Estudo e ensinoGeociênciasProfessores - Educação (Educação permanente)Biology - Study and teachingGeosciencesContinued teacher educationOrientador: Henrique Cesar da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho de mestrado tem relação direta com a natureza da mediação do professor, e portanto, com seus saberes, e estes, com sua história, formação, contexto e condições de trabalho. Esta pesquisa buscou investigar as possibilidades e caminhos de uma abordagem geocientífica, ressaltando a importância de um olhar mais sintético, abrangente e interdisciplinar (característico das Geociências), na formação de indivíduos conscientes de seu ambiente, e da sua relação com o homem. Ao problematizar esta idéia anterior, este trabalho procurou compreender as relações entre a Biologia e as Geociências, considerando os saberes docentes de uma professora em formação continuada. Teve como objetivo principal analisar as interações entre a Biologia e as Geociências em aulas elaboradas e desenvolvidas por uma professora de Biologia, em processo de formação continuada e dentro de um contexto específico: o de um projeto de pesquisa colaborativo. Para contextualizar este trabalho, organizou-se um conjunto de idéias sobre as Geociências, descreveram-se suas particularidades e características, explicitando seu objeto de estudo e a relação com o ensino e a educação para os jovens do Ensino Médio. Atentou-se para como o professor constrói as relações Geociências/Biologia, em seu trabalho, considerando as características epistemológicas geocientíficas (sintética e abrangente), para se repensar e ressignificar o ambiente e suas relações antrópicas. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa qualitativa consistiram, em um primeiro momento, no acompanhar do planejamento e produção de uma unidade didática piloto, junto a um projeto de pesquisa voltado para os processos avaliativos nacionais, e financiado pela CAPES / INEP / Observatório da Educação. Em um segundo momento, acompanhou-se, observou-se e registrou-se o desenvolvimento desta unidade didática, em aulas de Biologia, de uma professora da escola pública de Ensino Médio. Foi realizado ainda um questionário investigativo com esta professora participante (e bolsista), com o objetivo de obter informações, principalmente, sobre a sua história de formação profissional e a produção e desenvolvimento da Unidade Didática. Os dados apontaram para a relação dos saberes docentes com o processo de formação desse profissional e dentro desta relação foi possível compreender como a professora os utilizou para suas próprias adaptações sobre as aulas elaboradas em grupo. A pesquisa deu pistas de que aulas de Biologia mais abrangentes são possíveis, principalmente nas interfaces do tema Tempo Geológico, que permitiu uma aproximação dos limites entre essa ciência (Biologia) e as Geociências. A temporalidade, no sentido do referencial das análises, também contribuiu para que a professora fizesse aproximações interdisciplinares entre a Biologia e as Geociências, e dentro deste contexto, questões do ENEM foram trabalhadas em sala de aula. E a professora, na sua trajetória formativa, principalmente na formação continuada, adquiriu saberes disciplinares e experienciais, incorporados e adequados ao seu trabalhoAbstract: This master degree paper is directly related to the nature of the teacher's mediation, and therefore, with their knowledge, and these, with their history, training, background and work conditions. This research investigates the possibilities and ways of a geoscientific approach, emphasizing the importance of a more synthetic, comprehensive and interdisciplinary (characteristic of Geosciences), training of individuals conscious of their environment and their relationship with man. To discuss this former idea, this study sought to understand the relationship between Biology and Geosciences, considering the knowledge of a teacher in continuing education. The main target was analyzing the interactions between Biology and the Geosciences in classes developed by a professor of biology in the process of continuing education and within a specific context: that of a collaborative research project. To contextualize this work, we organized a set of ideas on Geosciences, described themselves and their particular characteristics, explaining the object of study and the relationship with education and education for young high school students. The methodological procedures of qualitative research consisted in a first moment in floow up the design and production of a pilot teaching unit, that raises along a research project focused on the national evaluation processes, and supported by CAPES / INEP / Observatório da Educação. In a second stage, it was followed up, observed and recorded the development of this teaching unit, in Biology classes of a teacher in a public high school. Was also carried out an investigative questionnaire with this teacher participant (and stock) with the purpose of obtaining information, especially about their history of training and development and production of the teaching unit. The data showed the relationship of teacher knowledge with the process of professional training and within this relationship was possible to understand how the teacher used their own adaptations to the lessons drawn in a group. The research hinted that broader biology classes are possible, mainly at the interfaces of Geological Time theme, which allowed an approximation of the boundaries between this science (Biology) and the Geosciences. Temporality, in the sense of referential analysis, also contributed to what the teacher did interdisciplinary approaches between biology and the geosciences, and within this context, ENEM's issues were worked into the classroom. And the teacher in his formative path, particularly in continuing education, acquired both disciplinary and experiential knowledge, built and suitable for their workMestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Silva, Henrique César da, 1969-Freitas, Denise deSilva, Fernanda Keila Marinho daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFinco, Gabriela, 1974-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/790168porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:35Zoai::790168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
Teacher knowledge in Biology/Geosciences interface : contributions of a teacher in continuing education
title Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
spellingShingle Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
Finco, Gabriela, 1974-
Biologia - Estudo e ensino
Geociências
Professores - Educação (Educação permanente)
Biology - Study and teaching
Geosciences
Continued teacher education
title_short Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
title_full Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
title_fullStr Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
title_full_unstemmed Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
title_sort Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
author Finco, Gabriela, 1974-
author_facet Finco, Gabriela, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Henrique César da, 1969-
Freitas, Denise de
Silva, Fernanda Keila Marinho da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Finco, Gabriela, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Geociências
Professores - Educação (Educação permanente)
Biology - Study and teaching
Geosciences
Continued teacher education
topic Biologia - Estudo e ensino
Geociências
Professores - Educação (Educação permanente)
Biology - Study and teaching
Geosciences
Continued teacher education
description Orientador: Henrique Cesar da Silva
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090
FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090
identifier_str_mv FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/790168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
163 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189051204370432