Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090 |
Resumo: | Orientador: Henrique Cesar da Silva |
id |
UNICAMP-30_43ce572021fc07033f481622f3cb4a06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::790168 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuadaTeacher knowledge in Biology/Geosciences interface : contributions of a teacher in continuing educationBiologia - Estudo e ensinoGeociênciasProfessores - Educação (Educação permanente)Biology - Study and teachingGeosciencesContinued teacher educationOrientador: Henrique Cesar da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho de mestrado tem relação direta com a natureza da mediação do professor, e portanto, com seus saberes, e estes, com sua história, formação, contexto e condições de trabalho. Esta pesquisa buscou investigar as possibilidades e caminhos de uma abordagem geocientífica, ressaltando a importância de um olhar mais sintético, abrangente e interdisciplinar (característico das Geociências), na formação de indivíduos conscientes de seu ambiente, e da sua relação com o homem. Ao problematizar esta idéia anterior, este trabalho procurou compreender as relações entre a Biologia e as Geociências, considerando os saberes docentes de uma professora em formação continuada. Teve como objetivo principal analisar as interações entre a Biologia e as Geociências em aulas elaboradas e desenvolvidas por uma professora de Biologia, em processo de formação continuada e dentro de um contexto específico: o de um projeto de pesquisa colaborativo. Para contextualizar este trabalho, organizou-se um conjunto de idéias sobre as Geociências, descreveram-se suas particularidades e características, explicitando seu objeto de estudo e a relação com o ensino e a educação para os jovens do Ensino Médio. Atentou-se para como o professor constrói as relações Geociências/Biologia, em seu trabalho, considerando as características epistemológicas geocientíficas (sintética e abrangente), para se repensar e ressignificar o ambiente e suas relações antrópicas. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa qualitativa consistiram, em um primeiro momento, no acompanhar do planejamento e produção de uma unidade didática piloto, junto a um projeto de pesquisa voltado para os processos avaliativos nacionais, e financiado pela CAPES / INEP / Observatório da Educação. Em um segundo momento, acompanhou-se, observou-se e registrou-se o desenvolvimento desta unidade didática, em aulas de Biologia, de uma professora da escola pública de Ensino Médio. Foi realizado ainda um questionário investigativo com esta professora participante (e bolsista), com o objetivo de obter informações, principalmente, sobre a sua história de formação profissional e a produção e desenvolvimento da Unidade Didática. Os dados apontaram para a relação dos saberes docentes com o processo de formação desse profissional e dentro desta relação foi possível compreender como a professora os utilizou para suas próprias adaptações sobre as aulas elaboradas em grupo. A pesquisa deu pistas de que aulas de Biologia mais abrangentes são possíveis, principalmente nas interfaces do tema Tempo Geológico, que permitiu uma aproximação dos limites entre essa ciência (Biologia) e as Geociências. A temporalidade, no sentido do referencial das análises, também contribuiu para que a professora fizesse aproximações interdisciplinares entre a Biologia e as Geociências, e dentro deste contexto, questões do ENEM foram trabalhadas em sala de aula. E a professora, na sua trajetória formativa, principalmente na formação continuada, adquiriu saberes disciplinares e experienciais, incorporados e adequados ao seu trabalhoAbstract: This master degree paper is directly related to the nature of the teacher's mediation, and therefore, with their knowledge, and these, with their history, training, background and work conditions. This research investigates the possibilities and ways of a geoscientific approach, emphasizing the importance of a more synthetic, comprehensive and interdisciplinary (characteristic of Geosciences), training of individuals conscious of their environment and their relationship with man. To discuss this former idea, this study sought to understand the relationship between Biology and Geosciences, considering the knowledge of a teacher in continuing education. The main target was analyzing the interactions between Biology and the Geosciences in classes developed by a professor of biology in the process of continuing education and within a specific context: that of a collaborative research project. To contextualize this work, we organized a set of ideas on Geosciences, described themselves and their particular characteristics, explaining the object of study and the relationship with education and education for young high school students. The methodological procedures of qualitative research consisted in a first moment in floow up the design and production of a pilot teaching unit, that raises along a research project focused on the national evaluation processes, and supported by CAPES / INEP / Observatório da Educação. In a second stage, it was followed up, observed and recorded the development of this teaching unit, in Biology classes of a teacher in a public high school. Was also carried out an investigative questionnaire with this teacher participant (and stock) with the purpose of obtaining information, especially about their history of training and development and production of the teaching unit. The data showed the relationship of teacher knowledge with the process of professional training and within this relationship was possible to understand how the teacher used their own adaptations to the lessons drawn in a group. The research hinted that broader biology classes are possible, mainly at the interfaces of Geological Time theme, which allowed an approximation of the boundaries between this science (Biology) and the Geosciences. Temporality, in the sense of referential analysis, also contributed to what the teacher did interdisciplinary approaches between biology and the geosciences, and within this context, ENEM's issues were worked into the classroom. And the teacher in his formative path, particularly in continuing education, acquired both disciplinary and experiential knowledge, built and suitable for their workMestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Silva, Henrique César da, 1969-Freitas, Denise deSilva, Fernanda Keila Marinho daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFinco, Gabriela, 1974-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/790168porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:35Zoai::790168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada Teacher knowledge in Biology/Geosciences interface : contributions of a teacher in continuing education |
title |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
spellingShingle |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada Finco, Gabriela, 1974- Biologia - Estudo e ensino Geociências Professores - Educação (Educação permanente) Biology - Study and teaching Geosciences Continued teacher education |
title_short |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
title_full |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
title_fullStr |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
title_sort |
Saberes docentes na interface Biologia/Geociências : contribuições de uma professora em formação continuada |
author |
Finco, Gabriela, 1974- |
author_facet |
Finco, Gabriela, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Henrique César da, 1969- Freitas, Denise de Silva, Fernanda Keila Marinho da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finco, Gabriela, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Geociências Professores - Educação (Educação permanente) Biology - Study and teaching Geosciences Continued teacher education |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Geociências Professores - Educação (Educação permanente) Biology - Study and teaching Geosciences Continued teacher education |
description |
Orientador: Henrique Cesar da Silva |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090 FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090 |
identifier_str_mv |
FINCO, Gabriela. Saberes docentes na interface Biologia/Geociências: contribuições de uma professora em formação continuada. 2011. 163 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615090. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/790168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 163 p : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189051204370432 |