Informática na educação: perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrão, Eduardo Vitor Miranda
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973
Resumo: A indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual.
id UFU-2_886ec516d9cb03984878f01756917b0a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/973
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Informática na educação: perspectivasA indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/97310.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 145-1511982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973/883Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrão, Eduardo Vitor Miranda2022-11-28T13:51:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/973Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-28T13:51:01Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na educação: perspectivas
title Informática na educação: perspectivas
spellingShingle Informática na educação: perspectivas
Carrão, Eduardo Vitor Miranda
title_short Informática na educação: perspectivas
title_full Informática na educação: perspectivas
title_fullStr Informática na educação: perspectivas
title_full_unstemmed Informática na educação: perspectivas
title_sort Informática na educação: perspectivas
author Carrão, Eduardo Vitor Miranda
author_facet Carrão, Eduardo Vitor Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrão, Eduardo Vitor Miranda
description A indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973/883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrão
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrão
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 145-151
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232619773952