Informática na educação: perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973 |
Resumo: | A indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual. |
id |
UFU-2_886ec516d9cb03984878f01756917b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/973 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática na educação: perspectivasA indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/97310.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 145-1511982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973/883Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrão, Eduardo Vitor Miranda2022-11-28T13:51:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/973Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-28T13:51:01Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática na educação: perspectivas |
title |
Informática na educação: perspectivas |
spellingShingle |
Informática na educação: perspectivas Carrão, Eduardo Vitor Miranda |
title_short |
Informática na educação: perspectivas |
title_full |
Informática na educação: perspectivas |
title_fullStr |
Informática na educação: perspectivas |
title_full_unstemmed |
Informática na educação: perspectivas |
title_sort |
Informática na educação: perspectivas |
author |
Carrão, Eduardo Vitor Miranda |
author_facet |
Carrão, Eduardo Vitor Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrão, Eduardo Vitor Miranda |
description |
A indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual. Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação. É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...] Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973/883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 145-151 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232619773952 |