Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossi, Cristian Poletti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669
Resumo: Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018
id UFU-2_88837091da553c7f8315b0c85c98ccfe
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40669
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educaçãoEscrita/LeituraPesquisaEducaçãoAlquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4066910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1571-15891982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38302https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38303Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMossi, Cristian Poletti2024-03-04T14:06:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40669Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T14:06:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
title Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
spellingShingle Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
Mossi, Cristian Poletti
Escrita/Leitura
Pesquisa
Educação
title_short Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
title_full Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
title_fullStr Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
title_full_unstemmed Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
title_sort Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
author Mossi, Cristian Poletti
author_facet Mossi, Cristian Poletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita/Leitura
Pesquisa
Educação
topic Escrita/Leitura
Pesquisa
Educação
description Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38302
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1571-1589
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165993762816