Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669 |
Resumo: | Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018 |
id |
UFU-2_88837091da553c7f8315b0c85c98ccfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40669 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educaçãoEscrita/LeituraPesquisaEducaçãoAlquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4066910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1571-15891982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38302https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38303Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMossi, Cristian Poletti2024-03-04T14:06:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40669Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T14:06:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
title |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
spellingShingle |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Mossi, Cristian Poletti Escrita/Leitura Pesquisa Educação |
title_short |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
title_full |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
title_fullStr |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
title_full_unstemmed |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
title_sort |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita/Leitura Pesquisa Educação |
topic |
Escrita/Leitura Pesquisa Educação |
description |
Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido. Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação. Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido. Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación. Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived. Keywords: Writing/Reading; Research; Education. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 19/04/2018 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38302 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669/38303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cristian Poletti Mossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1571-1589 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211165993762816 |