Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1859-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Luciano Mendes de Faria
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Biccas, Maurilane de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741
Resumo: O texto pretende demonstrar que, na conformação do campo pedagógico brasileiro, entre a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, a estatística, enquanto discurso científico e técnica de organização e análise de dados, foi amplamente utilizada de modo a dar visibilidade á educação escolar. Nesse momento a estatística foi concebida como uma das mais poderosas ferramentas de ação do Estado brasileiro sobre a educação, por meio da produção e disseminação de dados e da utilização de procedimentos estatísticos no manejo do conjunto dos serviços de instrução. Paralvras-chave: Educação; Modernidade; Estatística; Campo Pedagógico Brasileiro. Abstract: The text aims to show that in the shaping of the realm of pedagogy in Brazil during the late XIX century and the early decades of the XX century, the statistics, as a scientific discourse and organizational technique as well as a data analysis, was widely used in order to make education visible. At that moment, the statistics was seen as one of the most powerful tools of the Brazilian Government concerning education, by producing and issueing data and by using statistical procedures as regards the dealings of the tasks of instruction.
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