Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1859-1930)
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741 |
Resumo: | O texto pretende demonstrar que, na conformação do campo pedagógico brasileiro, entre a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, a estatística, enquanto discurso científico e técnica de organização e análise de dados, foi amplamente utilizada de modo a dar visibilidade á educação escolar. Nesse momento a estatística foi concebida como uma das mais poderosas ferramentas de ação do Estado brasileiro sobre a educação, por meio da produção e disseminação de dados e da utilização de procedimentos estatísticos no manejo do conjunto dos serviços de instrução. Paralvras-chave: Educação; Modernidade; Estatística; Campo Pedagógico Brasileiro. Abstract: The text aims to show that in the shaping of the realm of pedagogy in Brazil during the late XIX century and the early decades of the XX century, the statistics, as a scientific discourse and organizational technique as well as a data analysis, was widely used in order to make education visible. At that moment, the statistics was seen as one of the most powerful tools of the Brazilian Government concerning education, by producing and issueing data and by using statistical procedures as regards the dealings of the tasks of instruction. |
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Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1859-1930)EducaçãoModernidadeEstatísticaCampo Pedagógico BrasileiroO texto pretende demonstrar que, na conformação do campo pedagógico brasileiro, entre a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, a estatística, enquanto discurso científico e técnica de organização e análise de dados, foi amplamente utilizada de modo a dar visibilidade á educação escolar. Nesse momento a estatística foi concebida como uma das mais poderosas ferramentas de ação do Estado brasileiro sobre a educação, por meio da produção e disseminação de dados e da utilização de procedimentos estatísticos no manejo do conjunto dos serviços de instrução. Paralvras-chave: Educação; Modernidade; Estatística; Campo Pedagógico Brasileiro. Abstract: The text aims to show that in the shaping of the realm of pedagogy in Brazil during the late XIX century and the early decades of the XX century, the statistics, as a scientific discourse and organizational technique as well as a data analysis, was widely used in order to make education visible. At that moment, the statistics was seen as one of the most powerful tools of the Brazilian Government concerning education, by producing and issueing data and by using statistical procedures as regards the dealings of the tasks of instruction.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74110.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-741Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 175-2011982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741/674Copyright (c) 2016 Luciano Mendes de Faria Filho, Maurilane de Souza Biccashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Luciano Mendes de FariaBiccas, Maurilane de Souza2023-03-22T13:32:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/741Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T13:32:25Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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