Interacionismo simbólico, formação do "self" e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead

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Autor(a) principal: Casagrande, Cledes Antônio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24821
Resumo: * Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor colaborador do PPG de Educação do Centro Universitário La Salle de Canoas, RS.Apoio: Centro Universitário La Salle - Unilasalle.Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. MeadResumo: Este artigo versa sobre a educação e o processo de formação do self na perspectiva do "interacionismo simbólico". Tem como objetivo principal esboçar uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead, autor pouco conhecido na comunidade acadêmica brasileira, e estabelecer uma discussão teórica, com base em revisão de literatura, para o campo da teoria da educação. Para tanto, parte do seguinte problema: como podemos entender o processo de individuação do eu na perspectiva teórica de G. H. Mead e qual é a concepção de educação decorrente do "interacionismo simbólico"? Nossa opção pela teoria de G. H. Mead alinha-se à concepção de que nós, seres humanos, somos inscritos numa matriz intersubjetiva, interativa e simbólica por meio da qual, mediante processos de socialização e de aprendizagem, desenvolvemos uma identidade pessoal e estruturamos nossa personalidade.Palavras-chave: Interacionismo Simbólico. Educação. Identidade. Self. G. H. Mead.Symbolic interactionism, the formation of the self and education: some approaches to G. H. Mead's thinkingAbstract: This article is about education and the process of self-formation from "symbolic interactionism" perspective. It aims to sketch an approach to Mead"s thinking, yet little known in the Brazilian academic community, as well as establish a discussion within the field of theory of education. Therefore, we start from the following problem: according to Mead, how can we understand the process of individuation of the self, and what is the conception of education deriving from his "symbolic interactionism"? Mead"s theory fits in the understanding that we, human beings, are inscribed in an intersubjective, interactive and symbolic matrix in which, through processes of socialization and learning, we develop a personal identity and structure our personality.Keywords: Symbolic Interactionism. Education. Identity. Self. G. H. Mead.Interaccionismo simbólico, formación del self y educación: una aproximación al pensamiento de G. H. MeadResumen: Este artículo aborda la educación y el proceso de formación del self desde la perspectiva del "interaccionismo simbólico". Su principal objetivo consiste en esbozar una aproximación al pensamiento de G. H. Mead, autor poco conocido en la comunidad académica brasileña, y establecer una discusión teórica basada en la revisión de la literatura para el campo de la teoría de la educación. Por lo tanto, se basa en la siguiente cuestión: ¿Cómo es posible entender el proceso de individuación del yo en la perspectiva teórica de G. H. Mead y cuál es el concepto de educación derivado del "interaccionismo simbólico"? Nuestra opción por la teoría de G. H. Mead se alinea con la comprensión de que los seres humanos están inscritos en una matriz intersubjetiva, interactiva y simbólica a través de la cual, y por medio de los procesos de socialización y aprendizaje, desarrollan una identidad personal y estructuran la personalidad.Palabras clave: Interaccionismo Simbólico. Educación. Identidad. Self. G. H. Mead.Data de registro: 08/02/2014Data de aceite: 17/11/2014Referências:BIESTA, G. J. J. Mead, intersubjectivity, and education: the early writings. Studies in Philosophy and Education. Springer Netherlands, v. 17, n. 2-3, p. 73-99, Jun. 1998. Disponível em: <http://www.metapress.com/content/p2437140t885hh20/fulltext.pdf>. Acesso em: 08 maio 2010.______. Radical Intersubjectivity: reflections on the "different" foundation of education. Studies in philosophy and education. Dordrecht, v. 18, n. 4, p. 203-220, Jul. 1999. Disponível em: <http://www.metapress.com/content/2rwhm9g9nqgy/?p=7ff19284626049d28e23b7c35523afea&pi=0>. Acesso em: 08 de maio 2010.BIESTA, G. J. J.; BURBULES, n. C. Pragmatism and educational research. Lanham: Rowman & Littlefield, 2003, 128p.BIESTA, G. J. J.; TRÖHLER, D. George Herbert Mead and the development of a social conception of education. In: MEAD, G. H. The philosophy of education. Boulder: Paradigm Publishers, 2008, p. 1-16.BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Berkeley: University of California Press, 1969, 208p.______. George Herbert Mead and human conduct. Walnut Creek: Altamira Press, 2003, 197p.CASAGRANDE, C. A. G. H. Mead & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, 127p.CASAGRANDE, C. A.. A formação do eu em Mead e em Habermas: desafios e implicações à educação. 2012, 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2012.COOK, G. A. George Herbert Mead: The making of a social pragmatist. Urbana: University of Illinois Press, 1993, 231p.DEEGAN, M. Jo. Play from the perspective of George Herbert Mead. In: MEAD, G. H. Play, school, and society. New York: Peter Lang Publishing, 2006, p. XIX-CXII.HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, v. 1. 704p.______. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 2002, 271p.HONNETH, A. Crítica del agravio moral: patologías de la sociedad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009, 464p.JOAS, H. G. H. Mead: a contemporary re-examination of his thought. Massachusetts: The MIT Pres Cambridge, 1997, 268p.______. Interacionismo simbólico. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999, p. 127-174.MEAD, G. H. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992, 401p.______. Espíritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Barcelona: Paidós, 1973, 403p.______. Selected writings. Chicago: The University of Chicago Press, 1981, 416p.______. On social psychology. Chicago: The University of Chicago Press, 1984, 358p.______. Play, school, and society. New York: Peter Lang Publishing, 2006, 157p.______. The philosophy of education. Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2008, 196p.MILLER, D. L. George Herbert Mead: self, language and the world. Austin: University Of Texas Press, 1973, 280p.MORRIS, C. George H. Mead as social psychologist and social philosopher. In: MEAD, G. H. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992, p. IX-XXXV.NUNNER-WINKLER, G. Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 56-64, jan./abr. 2011.SASS, O. Crítica da razão solitária: a psicologia social segundo George Herbert Mead. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004, 304p.______. Psicología social y educación: la perspectiva pragmática de George Herbert Mead. Revista educación y pedagogía, Medellín, n. 26/27, p. 123-140, 2001. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/11197/10264>. Acesso em: 23 nov. 2015.SILVA, F. C. da. Em diálogo com os tempos modernos: o pensamento político e social de G. H. Mead. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009, 304p.______. School and democracy: a reassessment of G. H. Meads educational ideas. Etica & Politica/Ethics & Politics. Edizioni Universitá di Trieste, XII, p. 181- 194, 2010. Disponível em: <http://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/4690/1/CarreiraDaSilva_E%26P_ XII _2010_1.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2012.
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Mead e qual é a concepção de educação decorrente do "interacionismo simbólico"? Nossa opção pela teoria de G. H. Mead alinha-se à concepção de que nós, seres humanos, somos inscritos numa matriz intersubjetiva, interativa e simbólica por meio da qual, mediante processos de socialização e de aprendizagem, desenvolvemos uma identidade pessoal e estruturamos nossa personalidade.Palavras-chave: Interacionismo Simbólico. Educação. Identidade. Self. G. H. Mead.Symbolic interactionism, the formation of the self and education: some approaches to G. H. Mead's thinkingAbstract: This article is about education and the process of self-formation from "symbolic interactionism" perspective. It aims to sketch an approach to Mead"s thinking, yet little known in the Brazilian academic community, as well as establish a discussion within the field of theory of education. Therefore, we start from the following problem: according to Mead, how can we understand the process of individuation of the self, and what is the conception of education deriving from his "symbolic interactionism"? Mead"s theory fits in the understanding that we, human beings, are inscribed in an intersubjective, interactive and symbolic matrix in which, through processes of socialization and learning, we develop a personal identity and structure our personality.Keywords: Symbolic Interactionism. Education. Identity. Self. G. H. Mead.Interaccionismo simbólico, formación del self y educación: una aproximación al pensamiento de G. H. MeadResumen: Este artículo aborda la educación y el proceso de formación del self desde la perspectiva del "interaccionismo simbólico". Su principal objetivo consiste en esbozar una aproximación al pensamiento de G. H. Mead, autor poco conocido en la comunidad académica brasileña, y establecer una discusión teórica basada en la revisión de la literatura para el campo de la teoría de la educación. Por lo tanto, se basa en la siguiente cuestión: ¿Cómo es posible entender el proceso de individuación del yo en la perspectiva teórica de G. H. Mead y cuál es el concepto de educación derivado del "interaccionismo simbólico"? Nuestra opción por la teoría de G. H. Mead se alinea con la comprensión de que los seres humanos están inscritos en una matriz intersubjetiva, interactiva y simbólica a través de la cual, y por medio de los procesos de socialización y aprendizaje, desarrollan una identidad personal y estructuran la personalidad.Palabras clave: Interaccionismo Simbólico. Educación. Identidad. Self. G. H. Mead.Data de registro: 08/02/2014Data de aceite: 17/11/2014Referências:BIESTA, G. J. J. Mead, intersubjectivity, and education: the early writings. Studies in Philosophy and Education. Springer Netherlands, v. 17, n. 2-3, p. 73-99, Jun. 1998. Disponível em: <http://www.metapress.com/content/p2437140t885hh20/fulltext.pdf>. Acesso em: 08 maio 2010.______. Radical Intersubjectivity: reflections on the "different" foundation of education. Studies in philosophy and education. Dordrecht, v. 18, n. 4, p. 203-220, Jul. 1999. Disponível em: <http://www.metapress.com/content/2rwhm9g9nqgy/?p=7ff19284626049d28e23b7c35523afea&pi=0>. Acesso em: 08 de maio 2010.BIESTA, G. J. J.; BURBULES, n. C. Pragmatism and educational research. Lanham: Rowman & Littlefield, 2003, 128p.BIESTA, G. J. J.; TRÖHLER, D. George Herbert Mead and the development of a social conception of education. In: MEAD, G. H. The philosophy of education. Boulder: Paradigm Publishers, 2008, p. 1-16.BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Berkeley: University of California Press, 1969, 208p.______. George Herbert Mead and human conduct. Walnut Creek: Altamira Press, 2003, 197p.CASAGRANDE, C. A. G. 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Mead: a contemporary re-examination of his thought. Massachusetts: The MIT Pres Cambridge, 1997, 268p.______. Interacionismo simbólico. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999, p. 127-174.MEAD, G. H. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992, 401p.______. Espíritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Barcelona: Paidós, 1973, 403p.______. Selected writings. Chicago: The University of Chicago Press, 1981, 416p.______. On social psychology. Chicago: The University of Chicago Press, 1984, 358p.______. Play, school, and society. New York: Peter Lang Publishing, 2006, 157p.______. The philosophy of education. Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2008, 196p.MILLER, D. L. George Herbert Mead: self, language and the world. Austin: University Of Texas Press, 1973, 280p.MORRIS, C. George H. Mead as social psychologist and social philosopher. In: MEAD, G. H. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992, p. IX-XXXV.NUNNER-WINKLER, G. Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 56-64, jan./abr. 2011.SASS, O. Crítica da razão solitária: a psicologia social segundo George Herbert Mead. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004, 304p.______. Psicología social y educación: la perspectiva pragmática de George Herbert Mead. Revista educación y pedagogía, Medellín, n. 26/27, p. 123-140, 2001. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/11197/10264>. Acesso em: 23 nov. 2015.SILVA, F. C. da. Em diálogo com os tempos modernos: o pensamento político e social de G. H. Mead. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009, 304p.______. School and democracy: a reassessment of G. H. Meads educational ideas. Etica & Politica/Ethics & Politics. Edizioni Universitá di Trieste, XII, p. 181- 194, 2010. Disponível em: <http://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/4690/1/CarreiraDaSilva_E%26P_ XII _2010_1.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2012.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2482110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p375a403Educação e Filosofia; v. 30 n. 59 (2016): v.30 n.59 jan./jun. 2016; 375-4031982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24821/19913Copyright (c) 2016 Cledes Antônio Casagrandeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Cledes Antônio2021-03-30T16:29:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24821Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:29:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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Disponível em: <http://www.metapress.com/content/2rwhm9g9nqgy/?p=7ff19284626049d28e23b7c35523afea&pi=0>. Acesso em: 08 de maio 2010.BIESTA, G. J. J.; BURBULES, n. C. Pragmatism and educational research. Lanham: Rowman & Littlefield, 2003, 128p.BIESTA, G. J. J.; TRÖHLER, D. George Herbert Mead and the development of a social conception of education. In: MEAD, G. H. The philosophy of education. Boulder: Paradigm Publishers, 2008, p. 1-16.BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Berkeley: University of California Press, 1969, 208p.______. George Herbert Mead and human conduct. Walnut Creek: Altamira Press, 2003, 197p.CASAGRANDE, C. A. G. H. Mead & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, 127p.CASAGRANDE, C. A.. A formação do eu em Mead e em Habermas: desafios e implicações à educação. 2012, 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2012.COOK, G. A. George Herbert Mead: The making of a social pragmatist. Urbana: University of Illinois Press, 1993, 231p.DEEGAN, M. Jo. Play from the perspective of George Herbert Mead. In: MEAD, G. H. Play, school, and society. New York: Peter Lang Publishing, 2006, p. XIX-CXII.HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, v. 1. 704p.______. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 2002, 271p.HONNETH, A. Crítica del agravio moral: patologías de la sociedad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009, 464p.JOAS, H. G. H. Mead: a contemporary re-examination of his thought. Massachusetts: The MIT Pres Cambridge, 1997, 268p.______. Interacionismo simbólico. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999, p. 127-174.MEAD, G. H. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. 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Crítica da razão solitária: a psicologia social segundo George Herbert Mead. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004, 304p.______. Psicología social y educación: la perspectiva pragmática de George Herbert Mead. Revista educación y pedagogía, Medellín, n. 26/27, p. 123-140, 2001. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/11197/10264>. Acesso em: 23 nov. 2015.SILVA, F. C. da. Em diálogo com os tempos modernos: o pensamento político e social de G. H. Mead. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009, 304p.______. School and democracy: a reassessment of G. H. Meads educational ideas. Etica & Politica/Ethics & Politics. Edizioni Universitá di Trieste, XII, p. 181- 194, 2010. Disponível em: <http://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/4690/1/CarreiraDaSilva_E%26P_ XII _2010_1.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2012.
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