O "homo faber", de usuário de ferramentas a objeto tecnológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26952 |
Resumo: | [1] Esse artigo é produto de pesquisa apoiada pela Fundação Araucária, que vem sendo desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).* Doutor em Filosofia. Professor do programa de pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).Apoio: Fundação AraucáriaO homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológicoResumo: Pretende-se nesse artigo analisar a figura do homo faber segundo a filosofia de Hans Jonas e sua visão descritivo-analítica e valorativa da técnica. Como, segundo o autor, a história da técnica poderia ser dividida em duas partes, a pré-moderna e a moderna, então é possível situar o homo faber segundo essas duas perspectivas: na era pré-moderna, ele é um usuário de ferramentas e na era moderna, um produto ou objeto tecnológico. Liga-se, assim, a antropologia filosófica à ética.Palavras-chave: Homo faber. Hans Jonas. Técnica. Antropologia.The homo faber, from tools user to technological objectAbstract: The aim of this paper is to analyze the ideia of the homo faber according to Hans Jonas's philosophy and his descriptive-analytical and evaluative view of technology. According to the author, the history of the technique could be divided in two parts, the pre-modern and modern, so it's possible to understand the homo faber under these two perspectives: in the first case, he is an user of tools and, in the second, a product or a technological object. Binds thus, the philosophical anthropology to ethics.Keywords: Homo faber. Hans Jonas. Technology. Anthropology.L'homo faber, de utilisateur de outils à objet technologiqueRésumé: Le but de cet article est d'analyser la idée de l'homo faber selon la philosophie de Hans Jonas et sa perspective descriptive-analytique et évaluative de la technique. Selon l'auteur, l'histoire de la technique pourrait être divisé en deux parties, pré-modernes et modernes, de sorte que c'est possible comprendre l'homo faber selon ces deux points de vue: dans la première, il est un utilisateur d'outil et d'autre part, un produit ou un objet technologique. Le homo faber relie ainsi, l'anthropologie philosophique à l'éthique.Mots-clés: Homo faber. Hans Jonas. Technologie. Anthropologie.Data de registro: 29/06/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:JONAS, Hans. Change and Permanence: on the possibility of understanding history. Social Research, New York, v. 38, n. 3, 1971, p. 498-528.______. Essais Philosophiques. Du credo ancien à l'homme technologique. Édité par Damien Bazin et Olivier Depré. Paris: Vrin, 2013. (Col. Bibliothèque des textes philosophiques).______. Herramienta, imagen y tumba. Lo transanimal en el ser humano. In: _____. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Tradução de Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998, p. 39-55.JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.______. Organismus und Freiheit: Ansätze zu einer philosophischen Biologie. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1973.______. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Tradução de Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998.______. Técnica, medicina e ética. Sobre a prática do princípio responsabilidade. Tradução de Grupo de Trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013. (Col. Ethos).PINSART, Marie-Geneviève. Hans Jonas. Une réflexion sur la civilization technologique. In: ______. Les philosophes et la technique. Éd. Pascal Chabot et Gilbert Hottois. Paris: Vrin, 2003, p. 187-215. (Col. Pour Demain).______. Penser les objets vivants intégratifs à partir de Hans Jonas. In: ______. L'Éthique de la vie chez Hans Jonas. Actes du Colloque internacional organisé par Catherine Larrère et Éric Pommier à l'université Paris 1 Panthéon-Sorbonne les 25 et 26 février 2011. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013, p. 181-198. (Col. La Philosophie à l'oeuvre, 4).POMMIER, Eric. Hans Jonas et le Principe Responsabilité. Paris: PUF, 2012. (Col. Philosophies). SÉRIS, Jean-Pierre. La technique. Paris: PUF, 1994. (Col. Quadrage). |
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Hans Jonas. Técnica. Antropologia.The homo faber, from tools user to technological objectAbstract: The aim of this paper is to analyze the ideia of the homo faber according to Hans Jonas's philosophy and his descriptive-analytical and evaluative view of technology. According to the author, the history of the technique could be divided in two parts, the pre-modern and modern, so it's possible to understand the homo faber under these two perspectives: in the first case, he is an user of tools and, in the second, a product or a technological object. Binds thus, the philosophical anthropology to ethics.Keywords: Homo faber. Hans Jonas. Technology. Anthropology.L'homo faber, de utilisateur de outils à objet technologiqueRésumé: Le but de cet article est d'analyser la idée de l'homo faber selon la philosophie de Hans Jonas et sa perspective descriptive-analytique et évaluative de la technique. Selon l'auteur, l'histoire de la technique pourrait être divisé en deux parties, pré-modernes et modernes, de sorte que c'est possible comprendre l'homo faber selon ces deux points de vue: dans la première, il est un utilisateur d'outil et d'autre part, un produit ou un objet technologique. Le homo faber relie ainsi, l'anthropologie philosophique à l'éthique.Mots-clés: Homo faber. Hans Jonas. Technologie. Anthropologie.Data de registro: 29/06/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:JONAS, Hans. Change and Permanence: on the possibility of understanding history. Social Research, New York, v. 38, n. 3, 1971, p. 498-528.______. Essais Philosophiques. Du credo ancien à l'homme technologique. Édité par Damien Bazin et Olivier Depré. Paris: Vrin, 2013. (Col. Bibliothèque des textes philosophiques).______. Herramienta, imagen y tumba. Lo transanimal en el ser humano. In: _____. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Tradução de Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998, p. 39-55.JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.______. Organismus und Freiheit: Ansätze zu einer philosophischen Biologie. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1973.______. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Tradução de Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998.______. Técnica, medicina e ética. Sobre a prática do princípio responsabilidade. Tradução de Grupo de Trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013. (Col. Ethos).PINSART, Marie-Geneviève. Hans Jonas. Une réflexion sur la civilization technologique. In: ______. Les philosophes et la technique. Éd. Pascal Chabot et Gilbert Hottois. Paris: Vrin, 2003, p. 187-215. (Col. Pour Demain).______. Penser les objets vivants intégratifs à partir de Hans Jonas. In: ______. L'Éthique de la vie chez Hans Jonas. Actes du Colloque internacional organisé par Catherine Larrère et Éric Pommier à l'université Paris 1 Panthéon-Sorbonne les 25 et 26 février 2011. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013, p. 181-198. (Col. La Philosophie à l'oeuvre, 4).POMMIER, Eric. Hans Jonas et le Principe Responsabilité. Paris: PUF, 2012. (Col. Philosophies). SÉRIS, Jean-Pierre. La technique. Paris: PUF, 1994. (Col. 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