O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogério Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512
Resumo: O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016
id UFU-2_a48565c42cf937c2864e25e3be138174
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31512
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo EpicuroEpicuroPrazerFelicidadeAtaraxiaTélosO prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3151210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 475-4901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512/21330Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rogério Lopes2021-10-27T19:15:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31512Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T19:15:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
title O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
spellingShingle O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
Santos, Rogério Lopes
Epicuro
Prazer
Felicidade
Ataraxia
Télos
title_short O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
title_full O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
title_fullStr O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
title_full_unstemmed O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
title_sort O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
author Santos, Rogério Lopes
author_facet Santos, Rogério Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rogério Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Epicuro
Prazer
Felicidade
Ataraxia
Télos
topic Epicuro
Prazer
Felicidade
Ataraxia
Télos
description O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512/21330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 475-490
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384422957056