O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512 |
Resumo: | O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016 |
id |
UFU-2_a48565c42cf937c2864e25e3be138174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31512 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo EpicuroEpicuroPrazerFelicidadeAtaraxiaTélosO prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3151210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 475-4901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512/21330Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rogério Lopes2021-10-27T19:15:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31512Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T19:15:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
title |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
spellingShingle |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Santos, Rogério Lopes Epicuro Prazer Felicidade Ataraxia Télos |
title_short |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
title_full |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
title_fullStr |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
title_full_unstemmed |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
title_sort |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro |
author |
Santos, Rogério Lopes |
author_facet |
Santos, Rogério Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rogério Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epicuro Prazer Felicidade Ataraxia Télos |
topic |
Epicuro Prazer Felicidade Ataraxia Télos |
description |
O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.Palavras-chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos. The pleasure (hedoné) as end (télos) of the action and as a source of disturbance in mind for Epicurus Abstract: The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.Keywords: Epicurus; Pleasure; Happiness; Ataraxia; Télos. El placer (hedoné) como el fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación mental de acuerdo con Epicuro Resumen: El propósito de este artículo es analizar como Epicuro concibió el placer somático (hedoné) a partir de dos puntos fundamentales: como fin (télos) de la acción y como una fuente de perturbación. La comprensión de la articulación del placer somático en la Filosofía epicúrea, basado en los dos puntos anteriores, contribuye al esclarecimiento de otros temas clave de la Ética epicúrea, por ejemplo, la conquista de la felicidad en los términos de la ataraxia, es decir, en los términos de un estado de ausencia de perturbación físicos y mentales.Palabras clave: Epicuro; Placer; Felicidad; Ataraxia; Télos. Data de registro: 03/09/2015 Data de aceite: 18/05/2016 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512/21330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rogério Lopes Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 475-490 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384422957056 |