Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vlach, Vânia Rúbia Farias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019
Resumo: Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola?  Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino.
id UFU-2_a5e4ccb63223a40b8a08c0465a49a323
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2019
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º GrausIdeologiaGeografiaEscolaInstituição socialEspaço da fábricaEnsinoEstamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola?  Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/201910.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019Educação e Filosofia; v. 1 n. 1 (1986): v.1 n.1 jul./dez. 1986; 35-441982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019/1678Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlachhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVlach, Vânia Rúbia Farias2022-10-11T18:02:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2019Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-11T18:02:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
title Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
spellingShingle Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
Vlach, Vânia Rúbia Farias
Ideologia
Geografia
Escola
Instituição social
Espaço da fábrica
Ensino
title_short Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
title_full Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
title_fullStr Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
title_full_unstemmed Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
title_sort Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
author Vlach, Vânia Rúbia Farias
author_facet Vlach, Vânia Rúbia Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vlach, Vânia Rúbia Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Geografia
Escola
Instituição social
Espaço da fábrica
Ensino
topic Ideologia
Geografia
Escola
Instituição social
Espaço da fábrica
Ensino
description Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola?  Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019
10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019/1678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlach
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlach
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 1 n. 1 (1986): v.1 n.1 jul./dez. 1986; 35-44
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382846947328