Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019 |
Resumo: | Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola? Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino. |
id |
UFU-2_a5e4ccb63223a40b8a08c0465a49a323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2019 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º GrausIdeologiaGeografiaEscolaInstituição socialEspaço da fábricaEnsinoEstamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola? Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/201910.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019Educação e Filosofia; v. 1 n. 1 (1986): v.1 n.1 jul./dez. 1986; 35-441982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019/1678Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlachhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVlach, Vânia Rúbia Farias2022-10-11T18:02:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2019Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-11T18:02:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
title |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
spellingShingle |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus Vlach, Vânia Rúbia Farias Ideologia Geografia Escola Instituição social Espaço da fábrica Ensino |
title_short |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
title_full |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
title_fullStr |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
title_full_unstemmed |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
title_sort |
Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus |
author |
Vlach, Vânia Rúbia Farias |
author_facet |
Vlach, Vânia Rúbia Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vlach, Vânia Rúbia Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia Geografia Escola Instituição social Espaço da fábrica Ensino |
topic |
Ideologia Geografia Escola Instituição social Espaço da fábrica Ensino |
description |
Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola? Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”. […] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo? […] Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019/1678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlach http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vânia Rúbia Farias Vlach http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 1 n. 1 (1986): v.1 n.1 jul./dez. 1986; 35-44 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382846947328 |