UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Fabiano de Lemos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590
Resumo: O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011
id UFU-2_aa3f22c3f6f4d1d1e4796d1bcbb83a94
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7590
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHENietzscheAufklärungculturapedagogia.O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise filosófica de conceitosapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/759010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 251-2621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590/9698Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Fabiano de Lemos2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7590Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
title UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
spellingShingle UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
Britto, Fabiano de Lemos
Nietzsche
Aufklärung
cultura
pedagogia.
title_short UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
title_full UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
title_fullStr UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
title_full_unstemmed UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
title_sort UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
author Britto, Fabiano de Lemos
author_facet Britto, Fabiano de Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Fabiano de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche
Aufklärung
cultura
pedagogia.
topic Nietzsche
Aufklärung
cultura
pedagogia.
description O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Análise filosófica de conceitos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590/9698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Britto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Britto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 251-262
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383175151616