UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590 |
Resumo: | O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011 |
id |
UFU-2_aa3f22c3f6f4d1d1e4796d1bcbb83a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7590 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHENietzscheAufklärungculturapedagogia.O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise filosófica de conceitosapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/759010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 251-2621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590/9698Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Fabiano de Lemos2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7590Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
title |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
spellingShingle |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE Britto, Fabiano de Lemos Nietzsche Aufklärung cultura pedagogia. |
title_short |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
title_full |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
title_fullStr |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
title_full_unstemmed |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
title_sort |
UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE |
author |
Britto, Fabiano de Lemos |
author_facet |
Britto, Fabiano de Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Fabiano de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nietzsche Aufklärung cultura pedagogia. |
topic |
Nietzsche Aufklärung cultura pedagogia. |
description |
O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.ReferênciasFOUCAULT, M. História da sexualidade, vol. III - o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985;HUMBOLDT, W. von, "Sobre a organização interna e externa das instituições superiores em Berlim. In: KRETSCHMER, J.(Org.). Um mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. In: ______. Werke in zwölf Bänden,Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977a.______. Kritik der Urteilskraft. In: ______. Werke in zwölf Bänden, Bd. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977b.________. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986._______. Lógica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992._______. Métaphysique des moeurs. In: ______. Oeuvres philosophiques. Paris: Pléiade, 1985._______. Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.KLOSSOWSKI, P. Nietzsche et le cercle vicieux. Paris: Mercure de France, 1968.LENOIR, T. Kant, Von Baer, and Causal-Historical Thinking in Biology. Poetics Today, Durham, v. 9, n. 1, p. 103-115, Jan. 1988.SCHIEBINGER, L. The Anatomy of Difference: Race and Sex in Eighteenth-Century Science. Eighteenth-Century Studies, Baltimore, v. 23, n. 4, p. 387-405, Dez. 1990.NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe, Bd.1- 15. Berlin-NewYork: de Gruyter, 1988.ROUSSEAU, J.J. Les rêveries du promeneur solitaire. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.Data de registro: 22/06/2010Data de aceite: 16/02/2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Análise filosófica de conceitos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590/9698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Britto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fabiano de Lemos Britto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 251-262 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383175151616 |