Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010 |
Resumo: | Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita Resumo: No transcurso da trajetória intelectual de Michel Foucault, o tema da escrita parece não apenas não ter deixado de absorver seus interesses, como também provocou, em variadas circunstâncias, manifestações de sua parte, sobretudo em textos esparsos e entrevistas. Trata-se, assim, de uma questão que pode ser atestada de modo transversal, sucessivo e contínuo na obra foucaultiana, cuja abordagem analítica constitui o objetivo geral do presente artigo. Partindo da hipótese da escrita não apenas como um núcleo temático, mas também como um vetor ético estético que transpassa a obra de Foucault, apresentamos dois patamares argumentativos complementares: num primeiro momento, focaliza se a escrita foucaultiana no seio de um possível marco autobiográfico; em seguida, oferece-se uma perspectiva do trabalho escritural como experiência voltada à intensificação de um tipo de pensamento de natureza essencialmente crítica e, igualmente, à produção de uma superfície fática para modos inéditos de existir. Palavras-chave: Abstract: Throughout Michel Foucault's intellectual path, the matter of writing seems to have absorbed his interests and also have caused, in many circumstances, his own manifestations, mainly in scattered writings and interviews. It is therefore an issue that can be asserted in a transverse, successive and continuous manner on Foucault's work, whose analytical approach is the general goal of this paper. Setting forth from the proposition of writing not only as a thematic nucleus but also as an ethical-aesthetic vector running through Foucault's work, we present two complementary argumentative levels: one placing foucauldian writing within a likely autobiographical mark; the other suggesting a perspective of writing as an experience aiming at the enhancement of an essentially critical thought and, alike, at the production of a factual surface for unprecedented styles of being. Keywords: Foucault and writing; Writing experience; Writing and critics; Ethics of being. Data de registro: 29/04/2012 Data de aceite: 22/01/2014 |
id |
UFU-2_ae2acc2c27bcd2fbe1a008142feca3e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15010 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escritaFoucault e a escrita Experiência escrituralEscrita e críticaEtica da existênciaEm direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita Resumo: No transcurso da trajetória intelectual de Michel Foucault, o tema da escrita parece não apenas não ter deixado de absorver seus interesses, como também provocou, em variadas circunstâncias, manifestações de sua parte, sobretudo em textos esparsos e entrevistas. Trata-se, assim, de uma questão que pode ser atestada de modo transversal, sucessivo e contínuo na obra foucaultiana, cuja abordagem analítica constitui o objetivo geral do presente artigo. Partindo da hipótese da escrita não apenas como um núcleo temático, mas também como um vetor ético estético que transpassa a obra de Foucault, apresentamos dois patamares argumentativos complementares: num primeiro momento, focaliza se a escrita foucaultiana no seio de um possível marco autobiográfico; em seguida, oferece-se uma perspectiva do trabalho escritural como experiência voltada à intensificação de um tipo de pensamento de natureza essencialmente crítica e, igualmente, à produção de uma superfície fática para modos inéditos de existir. Palavras-chave: Abstract: Throughout Michel Foucault's intellectual path, the matter of writing seems to have absorbed his interests and also have caused, in many circumstances, his own manifestations, mainly in scattered writings and interviews. It is therefore an issue that can be asserted in a transverse, successive and continuous manner on Foucault's work, whose analytical approach is the general goal of this paper. Setting forth from the proposition of writing not only as a thematic nucleus but also as an ethical-aesthetic vector running through Foucault's work, we present two complementary argumentative levels: one placing foucauldian writing within a likely autobiographical mark; the other suggesting a perspective of writing as an experience aiming at the enhancement of an essentially critical thought and, alike, at the production of a factual surface for unprecedented styles of being. Keywords: Foucault and writing; Writing experience; Writing and critics; Ethics of being. Data de registro: 29/04/2012 Data de aceite: 22/01/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1501010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p199-231Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 199-2311982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010/15253Copyright (c) 2016 Jorge Ramos do Ó, Julio Groppa Aquinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Ó, Jorge RamosAquino, Julio Groppa2022-09-05T21:17:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15010Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-09-05T21:17:59Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
title |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
spellingShingle |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita do Ó, Jorge Ramos Foucault e a escrita Experiência escritural Escrita e crítica Etica da existência |
title_short |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
title_full |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
title_fullStr |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
title_full_unstemmed |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
title_sort |
Em direção a uma nova ética do existir: : Foucault e a experiência da escrita |
author |
do Ó, Jorge Ramos |
author_facet |
do Ó, Jorge Ramos Aquino, Julio Groppa |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Julio Groppa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Ó, Jorge Ramos Aquino, Julio Groppa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault e a escrita Experiência escritural Escrita e crítica Etica da existência |
topic |
Foucault e a escrita Experiência escritural Escrita e crítica Etica da existência |
description |
Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita Resumo: No transcurso da trajetória intelectual de Michel Foucault, o tema da escrita parece não apenas não ter deixado de absorver seus interesses, como também provocou, em variadas circunstâncias, manifestações de sua parte, sobretudo em textos esparsos e entrevistas. Trata-se, assim, de uma questão que pode ser atestada de modo transversal, sucessivo e contínuo na obra foucaultiana, cuja abordagem analítica constitui o objetivo geral do presente artigo. Partindo da hipótese da escrita não apenas como um núcleo temático, mas também como um vetor ético estético que transpassa a obra de Foucault, apresentamos dois patamares argumentativos complementares: num primeiro momento, focaliza se a escrita foucaultiana no seio de um possível marco autobiográfico; em seguida, oferece-se uma perspectiva do trabalho escritural como experiência voltada à intensificação de um tipo de pensamento de natureza essencialmente crítica e, igualmente, à produção de uma superfície fática para modos inéditos de existir. Palavras-chave: Abstract: Throughout Michel Foucault's intellectual path, the matter of writing seems to have absorbed his interests and also have caused, in many circumstances, his own manifestations, mainly in scattered writings and interviews. It is therefore an issue that can be asserted in a transverse, successive and continuous manner on Foucault's work, whose analytical approach is the general goal of this paper. Setting forth from the proposition of writing not only as a thematic nucleus but also as an ethical-aesthetic vector running through Foucault's work, we present two complementary argumentative levels: one placing foucauldian writing within a likely autobiographical mark; the other suggesting a perspective of writing as an experience aiming at the enhancement of an essentially critical thought and, alike, at the production of a factual surface for unprecedented styles of being. Keywords: Foucault and writing; Writing experience; Writing and critics; Ethics of being. Data de registro: 29/04/2012 Data de aceite: 22/01/2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Ensaio teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p199-231 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p199-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010/15253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Jorge Ramos do Ó, Julio Groppa Aquino http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Jorge Ramos do Ó, Julio Groppa Aquino http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 199-231 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383658545152 |