A educação brasileira na conjuntura nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donatoni, Alaíde Rita
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coelho, Maria Cândida de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015
Resumo: A educação no Brasil vive uma enorme crise de conjuntura que expressa sob várias formas e diferentes níveis uma profunda crise das estruturas econômicas, políticas e sociais. Repensar a educação brasileira nessa conjuntura implica em repensar as inter-relações sociais de produção e de trabalho que estão na sua base e que são o seu fundamento, expressando tanto as relações capitalistas nacionais, quanto as relações capitalistas internacionais. A nova divisão social e técnica do trabalho e as novas formas de exploração impostas pelo capitalismo monopolista mundial cria novas formas de retaliação e de subordinação dos países periféricos aos países de primeiro mundo, o que acaba repercutindo na educação brasileira e no seu sistema de ensino. O ideário ideológico do neoliberalismo, principal matriz ideológica do capitalismo reaviva princípios e direitos fundamentais que supostamente são efetivados por todos, numa suposta sociedade igualitária. Os ideais de liberdade e igualdade são retomados com vigor tendo como pressuposto básico a ideologia do desenvolvimento e da unidade nacional, cuja combinação, na realidade, garante a ampliação do capitalismo e a abertura do mesmo aos monopólios internacionais. [...] Palavras-chave: Educação no Brasil; Capitalismo; Política.
id UFU-2_b2549d9c87a072251c3b143496558ec1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1015
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A educação brasileira na conjuntura nacionalEducação no BrasilCapitalismoPolíticaA educação no Brasil vive uma enorme crise de conjuntura que expressa sob várias formas e diferentes níveis uma profunda crise das estruturas econômicas, políticas e sociais. Repensar a educação brasileira nessa conjuntura implica em repensar as inter-relações sociais de produção e de trabalho que estão na sua base e que são o seu fundamento, expressando tanto as relações capitalistas nacionais, quanto as relações capitalistas internacionais. A nova divisão social e técnica do trabalho e as novas formas de exploração impostas pelo capitalismo monopolista mundial cria novas formas de retaliação e de subordinação dos países periféricos aos países de primeiro mundo, o que acaba repercutindo na educação brasileira e no seu sistema de ensino. O ideário ideológico do neoliberalismo, principal matriz ideológica do capitalismo reaviva princípios e direitos fundamentais que supostamente são efetivados por todos, numa suposta sociedade igualitária. Os ideais de liberdade e igualdade são retomados com vigor tendo como pressuposto básico a ideologia do desenvolvimento e da unidade nacional, cuja combinação, na realidade, garante a ampliação do capitalismo e a abertura do mesmo aos monopólios internacionais. [...] Palavras-chave: Educação no Brasil; Capitalismo; Política.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/101510.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 259-2631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015/921Copyright (c) 2016 Alaíde Rita Donatoni, Maria Cândida de Pádua Coelhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDonatoni, Alaíde RitaCoelho, Maria Cândida de Pádua2023-07-03T12:45:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1015Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:45:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação brasileira na conjuntura nacional
title A educação brasileira na conjuntura nacional
spellingShingle A educação brasileira na conjuntura nacional
Donatoni, Alaíde Rita
Educação no Brasil
Capitalismo
Política
title_short A educação brasileira na conjuntura nacional
title_full A educação brasileira na conjuntura nacional
title_fullStr A educação brasileira na conjuntura nacional
title_full_unstemmed A educação brasileira na conjuntura nacional
title_sort A educação brasileira na conjuntura nacional
author Donatoni, Alaíde Rita
author_facet Donatoni, Alaíde Rita
Coelho, Maria Cândida de Pádua
author_role author
author2 Coelho, Maria Cândida de Pádua
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donatoni, Alaíde Rita
Coelho, Maria Cândida de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no Brasil
Capitalismo
Política
topic Educação no Brasil
Capitalismo
Política
description A educação no Brasil vive uma enorme crise de conjuntura que expressa sob várias formas e diferentes níveis uma profunda crise das estruturas econômicas, políticas e sociais. Repensar a educação brasileira nessa conjuntura implica em repensar as inter-relações sociais de produção e de trabalho que estão na sua base e que são o seu fundamento, expressando tanto as relações capitalistas nacionais, quanto as relações capitalistas internacionais. A nova divisão social e técnica do trabalho e as novas formas de exploração impostas pelo capitalismo monopolista mundial cria novas formas de retaliação e de subordinação dos países periféricos aos países de primeiro mundo, o que acaba repercutindo na educação brasileira e no seu sistema de ensino. O ideário ideológico do neoliberalismo, principal matriz ideológica do capitalismo reaviva princípios e direitos fundamentais que supostamente são efetivados por todos, numa suposta sociedade igualitária. Os ideais de liberdade e igualdade são retomados com vigor tendo como pressuposto básico a ideologia do desenvolvimento e da unidade nacional, cuja combinação, na realidade, garante a ampliação do capitalismo e a abertura do mesmo aos monopólios internacionais. [...] Palavras-chave: Educação no Brasil; Capitalismo; Política.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015
10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015/921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alaíde Rita Donatoni, Maria Cândida de Pádua Coelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alaíde Rita Donatoni, Maria Cândida de Pádua Coelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 259-263
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232676397056