A EPISTEMOLOGIA CHARRONIANA DE DESCARTES (II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Sobrinho, Rubens Garcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13338
Resumo: * Doutorando em Filosofia Antiga pela UFMG e Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: rgns@prove.ufu.br1 Este trabalho continua o artigo A epistemologia charroniana de Descartes (I), publicado no número anterior. Neste número, os fundamentos epistêmicos charronianos são postos como base que modela o cerne da epistemologia das Regras para a Direção do Espírito de Descartes.A epistemologia charroniana de DescartesResumo: Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que configura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do espírito e incorporados no Discurso do método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sitematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.Palavras-chave: Critério. Evidência. Entendimento.Abstract: In his masterwork De La Sagesse, Pierre Charron systematizes a skeptical epistemology which configures the background and the central target of modern skepticism: the criterion of evidence. The Charronian epistemology develops basic concepts that will be used in the Rules for de Direction of the Mind and incorporated in the Discourse on the Method as crucial elements to the formulation of Cartesian cogito. The scope of this work is to explain the connection of capital ideas which composes the Rules for de Direction of the Mind with the systematized skeptical epistemology in De La Sagesse and to highlight the links that allow the inference that the Cartesian criterion of evidence is primarily a Charronian concept.Keywords: Criterion. Evidence. UnderstandingReferências:ADAM, M. Etudes Sur Pierre Charron. Bordeaux: Press Universitaires de Bordeux, 1991.__________. René Descartes et Pierre Charron, Revue Philosophique de La France et de L'Étranger, Paris: P.U.F ; Nº 4, p. 467-483, Out./Dez. 1992.__________. L'Horizon Philosophique de Pierre Charron, id. Nº3, p. 273- 293, Jul./Set. 1991.BARNES, J. The Toils of Scepticism. Cambridge: Cambridge Univesity Press, 1994.BELIN, C. L'oeuvre de Pierre Charron. Paris: Honoré Champion Éditeur, 1995.BESSAYDE, J. La Philosophie Première de Descartes. Paris: Ed. Flammarion, 1994.BOUILLER, F. Histoire de La Philosophie Cartésienne. Genève: Slaktine Reprints, 1970.BRUNSCHWIG, J. Études Sur Les Philosophies Hellénistiques. Paris: P.U.F ; 1995.BUZON, F. L'homme et le Langage chez Montaigne et Descartes. Revue Philosophique de La France et de L'Étranger, Paris : P.U.F ; Nº 4, p. 451- 466 Out./Dez. 1992.CAVAILLÉ, J. Revue Philosophique de La France et de l'Etranger, Les Sens Trompeurs. Usage Cartésian D'un Motif Sceptique. Paris: P.U.F; 1991 - 116 ANNÉE - TOME CLXXXI.CHARRON, P. De La Sagesse. Paris: Fayard, 1986.DESCARTES, R. Discours de La Méthode. In : OEuvres et Lettres, Paris: Galimard, 1953.___________. Les Principes de La Philosophie. In : OEuvres et Lettres, Paris: Galimard, 1953.___________. Méditations. In : OEuvres et Lettres, Paris: Galimard, 1953.___________. Règles Pour La Direction de L'Esprit. In : OEuvres et Lettres, Paris: Galimard, 1953.______________. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______________. Sécondes Réponses. In: OEuvres et Lettres, Paris: Galimard, 1953.DUMONT, J. Le Scepticisme et Le Phénomène. Paris: VRIN, 1985.EMPIRICUS, S. Outlines of Pyrrhonism. London: Harvard University Press, 2000._____________. Against the Logicians. London: Harvard University Press, 1997.GILSON, É. Commentaire Historique. In: DESCARTES, René, Discours de La Méthode. Paris : VRIN, 1962.GOUHIER, H. La Pensé Méthaphysique de Descartes. Paris: VRIN, 1999.GUEROULT, M. Descartes Selon L'ordre des Raisons. Paris: Aubier, 1968.LAPORTE, J. Le Rationalisme de Descartes. Paris: P.U.F ; 1988.MAIA NETO, J. R. Descartes e os céticos do seu tempo. Revista Latinoamericana de Filosofía, Vol.XXVII Nº 1, p. 59-80; 2001.________________. Charron's epoché and Descartes' cogito. In: PAGANINI, G., The Return of Scepticism from Hobbes and Descartes to Bayle, Amsterdam: Kluwer Academic Publishers, p. 81-113, 2003.MARION, J. Sur L'Ontologie Grise de Descartes. Paris: VRIN, 1993.POPKIN, R. Charron e Descartes: Os frutos da "dúvida sistemática". In: Ceticismo, Niterói, EDUFF, 1996.RODIS-LEWIS, G. Doute Pratique et Doute Spéculatif Chez Montaigne et Descartes. Revue Philosophique de La France et de L'Étranger, Paris: P.U.F. Nº 4, p. 440-449, Out./Dez. 1992.________________. L'OEuvre de Descartes. Paris : VRIN, 1971.Data de registro : 15/06/09Data de aceite : 13/01/10
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O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sitematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.Palavras-chave: Critério. Evidência. Entendimento.Abstract: In his masterwork De La Sagesse, Pierre Charron systematizes a skeptical epistemology which configures the background and the central target of modern skepticism: the criterion of evidence. The Charronian epistemology develops basic concepts that will be used in the Rules for de Direction of the Mind and incorporated in the Discourse on the Method as crucial elements to the formulation of Cartesian cogito. 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