Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Aldenora Conceição
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Devechi, Catia Piccolo Viero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530
Resumo: Resumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023
id UFU-2_bee28bfebb1b7253ae6afca881dc5765
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66530
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidadeInterseccionalidadeJustiça SocialInterpretaçãoResumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6653010.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1051-10741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530/37238Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Macedo, Aldenora ConceiçãoDevechi, Catia Piccolo Viero2023-12-12T17:01:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66530Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-12-12T17:01:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
title Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
spellingShingle Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
Macedo, Aldenora Conceição
Interseccionalidade
Justiça Social
Interpretação
title_short Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
title_full Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
title_fullStr Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
title_full_unstemmed Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
title_sort Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
author Macedo, Aldenora Conceição
author_facet Macedo, Aldenora Conceição
Devechi, Catia Piccolo Viero
author_role author
author2 Devechi, Catia Piccolo Viero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Aldenora Conceição
Devechi, Catia Piccolo Viero
dc.subject.por.fl_str_mv Interseccionalidade
Justiça Social
Interpretação
topic Interseccionalidade
Justiça Social
Interpretação
description Resumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530/37238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1051-1074
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234369847296