Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023 |
id |
UFU-2_bee28bfebb1b7253ae6afca881dc5765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66530 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidadeInterseccionalidadeJustiça SocialInterpretaçãoResumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6653010.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1051-10741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530/37238Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Macedo, Aldenora ConceiçãoDevechi, Catia Piccolo Viero2023-12-12T17:01:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66530Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-12-12T17:01:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
title |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
spellingShingle |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade Macedo, Aldenora Conceição Interseccionalidade Justiça Social Interpretação |
title_short |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
title_full |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
title_fullStr |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
title_full_unstemmed |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
title_sort |
Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade |
author |
Macedo, Aldenora Conceição |
author_facet |
Macedo, Aldenora Conceição Devechi, Catia Piccolo Viero |
author_role |
author |
author2 |
Devechi, Catia Piccolo Viero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Aldenora Conceição Devechi, Catia Piccolo Viero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interseccionalidade Justiça Social Interpretação |
topic |
Interseccionalidade Justiça Social Interpretação |
description |
Resumo: O artigo discute a conexão entre a interseccionalidade e a justiça social nas pesquisas educacionais. Parte da apresentação da interseccionalidade como lente analítica multifocal para interpretação social, passa por sua articulação ao pensamento bidimensional de justiça social, como alternativa frente às perspectivas investigativas unidimensionais, para discutir acerca das coletividades interseccionais e de uma justiça integradora. É um estudo hermenêutico de trabalhos de Nancy Fraser e de intelectuais da interseccionalidade – como, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti. Conclui que investigações educacionais para a justiça social precisam estar vinculadas aos estudos interseccionais e, a interseccionalidade ao seu compromisso com a justiça social. Palavras-chave: Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação Intersectional collectivities and integrative justice: interpreting the relationship between social justice and intersectionality Abstract: The article discusses the connection between intersectionality and social justice in educational research. It begins with the presentation of intersectionality as a multifocal analytical lens for social interpretation, and goes through its articulation to two-dimensional social justice thinking, as an alternative to one-dimensional investigative perspectives, to discuss intersectional collectivities and integrative justice. It is a hermeneutic study of works by Nancy Fraser and intersectionality intellectuals - such as, Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González, and Heleieth Saffioti. It concludes that educational research for social justice needs to be linked to intersectional studies and, intersectionality to its commitment to social justice. Keywords: Intersectionality; Social Justice; Interpretation Colectividades interseccionales y justicia integradora: interpretando la relación entre justicia social e interseccionalidade Resumen: El artículo analiza la conexión entre la interseccionalidad y la justicia social en la investigación educativa. Comienza presentando la interseccionalidad como una lente analítica multifocal para la interpretación social, y pasa a discutir su articulación con el pensamiento bidimensional de la justicia social como alternativa a las perspectivas de investigación unidimensionales, para discutir las colectividades interseccionales y la justicia integradora. Se trata de un estudio hermenéutico de las obras de Nancy Fraser y de intelectuales interseccionales como Patricia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González y Heleieth Saffioti. Concluye que la investigación educativa para la justicia social debe estar vinculada a los estudios interseccionales, y la interseccionalidad a su compromiso con la justicia social. Palabras clave: Interseccionalidad; Justicia Social; Interpretación Data de registro: 02/08/2022 Data de aceite: 26/04/2023 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66530/37238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 1051-1074 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207234369847296 |