As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Glaé Corrêa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Andréia Mendes dos, Silva Junior, Bento Selau da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
Resumo: Resumo: Este estudo objetiva analisar as perspectivas de futuros professores em relação às práticas pedagógicas necessárias para a inclusão de alunos com deficiência, assim como a possibilidade de construí-las no cotidiano escolar. Para participar da pesquisa, foram selecionadas dezesseis futuras professoras que estão cursando os últimos semestres do curso de Pedagogia e já atuam como estagiárias na Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa e utilizou as narrativas como instrumento da coleta de dados. A partir do processo de análise textual discursiva, identificaram-se três dimensões, com base nas temáticas utilizadas nesse estudo: Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Experiência. Os resultados do estudo indicam as experiências das professoras como novas e significativas e que o elemento principal para a transformação da educação inclusiva passa pela necessidade de formação, estudos e trocas de experiências e de constante construção teórico-prática, que se faz mister no processo inclusivo. Palavras-chave: Educação Superior; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas The perspectives of Inclusive Education in the Education course: narratives of beginning teachers Abstract: This study aims to analyze the perspectives of future teachers in relation to the pedagogical practices necessary for the inclusion of students with disabilities, as well as the possibility of building them in the school routine. In order to participate in the research, sixteen future teachers who are attending the last semesters of the Education course and already work as interns in Basic Education were selected. The research is based on a qualitative approach and it uses narratives as an instrument for data collection. From the discursive textual analysis process, three dimensions were identified, based on the themes used in this study: Inclusive Education; Inclusive Pedagogical Practices; Experience. The results of the study indicate the experiences of the teachers as new and significant, and that the main element for the transformation of inclusive education involves the need for training, studies and exchanges of experiences as well as constant theoretical-practical construction, which is essential in the inclusive process. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; Teacher Training; Pedagogical Practices Las perspectivas de la Educación Inclusiva en el curso de Pedagogía: narrativas de profesores principiantes Resumen: Este estudio tiene por objetivo analizar las perspectivas de futuros profesores con relación a las prácticas pedagógicas necesarias para la inclusión de alumnos con discapacidad, así como la posibilidad de construirlas en el cotidiano escolar. Para participar de la pesquisa, fueron seleccionadas dieciséis futuras profesoras que están cursando los últimos semestres del curso de Pedagogía y ya actúan como pasantes en la Educación Básica. La investigación se fundamenta en un enfoque cualitativo y utilizó las narrativas como instrumento de recogida de dados. A partir del proceso de análisis textual discursivo, fueron identificados tres dimensiones, con base en las temáticas utilizadas en este estudio: Educación Inclusiva; Prácticas Pedagógicas Inclusivas; Experiencia. Los resultados del estudio indican las experiencias de las profesoras como nuevas y significativas y que el elemento principal para la transformación de la educación inclusiva pasa por la necesidad de formación, estudios y cambios de experiencias además de constante construcción teórico-práctica, que es esencial en el proceso inclusivo. Palabras clave: Educación Universitaria; Educación Inclusiva; Formación de Profesores; Prácticas Pedagógicas Data de registro: 14/04/2021 Data de aceite: 19/01/2022
id UFU-2_c51e757f1acc56e622e87040d7be1c9f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60460
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantesEducação SuperiorEducação InclusivaFormação de ProfessoresPráticas PedagógicasResumo: Este estudo objetiva analisar as perspectivas de futuros professores em relação às práticas pedagógicas necessárias para a inclusão de alunos com deficiência, assim como a possibilidade de construí-las no cotidiano escolar. Para participar da pesquisa, foram selecionadas dezesseis futuras professoras que estão cursando os últimos semestres do curso de Pedagogia e já atuam como estagiárias na Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa e utilizou as narrativas como instrumento da coleta de dados. A partir do processo de análise textual discursiva, identificaram-se três dimensões, com base nas temáticas utilizadas nesse estudo: Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Experiência. Os resultados do estudo indicam as experiências das professoras como novas e significativas e que o elemento principal para a transformação da educação inclusiva passa pela necessidade de formação, estudos e trocas de experiências e de constante construção teórico-prática, que se faz mister no processo inclusivo. Palavras-chave: Educação Superior; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas The perspectives of Inclusive Education in the Education course: narratives of beginning teachers Abstract: This study aims to analyze the perspectives of future teachers in relation to the pedagogical practices necessary for the inclusion of students with disabilities, as well as the possibility of building them in the school routine. In order to participate in the research, sixteen future teachers who are attending the last semesters of the Education course and already work as interns in Basic Education were selected. The research is based on a qualitative approach and it uses narratives as an instrument for data collection. From the discursive textual analysis process, three dimensions were identified, based on the themes used in this study: Inclusive Education; Inclusive Pedagogical Practices; Experience. The results of the study indicate the experiences of the teachers as new and significant, and that the main element for the transformation of inclusive education involves the need for training, studies and exchanges of experiences as well as constant theoretical-practical construction, which is essential in the inclusive process. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; Teacher Training; Pedagogical Practices Las perspectivas de la Educación Inclusiva en el curso de Pedagogía: narrativas de profesores principiantes Resumen: Este estudio tiene por objetivo analizar las perspectivas de futuros profesores con relación a las prácticas pedagógicas necesarias para la inclusión de alumnos con discapacidad, así como la posibilidad de construirlas en el cotidiano escolar. Para participar de la pesquisa, fueron seleccionadas dieciséis futuras profesoras que están cursando los últimos semestres del curso de Pedagogía y ya actúan como pasantes en la Educación Básica. La investigación se fundamenta en un enfoque cualitativo y utilizó las narrativas como instrumento de recogida de dados. A partir del proceso de análisis textual discursivo, fueron identificados tres dimensiones, con base en las temáticas utilizadas en este estudio: Educación Inclusiva; Prácticas Pedagógicas Inclusivas; Experiencia. Los resultados del estudio indican las experiencias de las profesoras como nuevas y significativas y que el elemento principal para la transformación de la educación inclusiva pasa por la necesidad de formación, estudios y cambios de experiencias además de constante construcción teórico-práctica, que es esencial en el proceso inclusivo. Palabras clave: Educación Universitaria; Educación Inclusiva; Formación de Profesores; Prácticas Pedagógicas Data de registro: 14/04/2021 Data de aceite: 19/01/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6046010.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60460Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 243-2691982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460/37891https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460/37892Copyright (c) 2022 Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos, Bento Selau da Silva Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Glaé CorrêaSantos, Andréia Mendes dosSilva Junior, Bento Selau da2024-02-05T12:04:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60460Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T12:04:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
title As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
spellingShingle As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
Machado, Glaé Corrêa
Educação Superior
Educação Inclusiva
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
title_short As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
title_full As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
title_fullStr As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
title_full_unstemmed As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
title_sort As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
author Machado, Glaé Corrêa
author_facet Machado, Glaé Corrêa
Santos, Andréia Mendes dos
Silva Junior, Bento Selau da
author_role author
author2 Santos, Andréia Mendes dos
Silva Junior, Bento Selau da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Glaé Corrêa
Santos, Andréia Mendes dos
Silva Junior, Bento Selau da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Educação Inclusiva
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
topic Educação Superior
Educação Inclusiva
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
description Resumo: Este estudo objetiva analisar as perspectivas de futuros professores em relação às práticas pedagógicas necessárias para a inclusão de alunos com deficiência, assim como a possibilidade de construí-las no cotidiano escolar. Para participar da pesquisa, foram selecionadas dezesseis futuras professoras que estão cursando os últimos semestres do curso de Pedagogia e já atuam como estagiárias na Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa e utilizou as narrativas como instrumento da coleta de dados. A partir do processo de análise textual discursiva, identificaram-se três dimensões, com base nas temáticas utilizadas nesse estudo: Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Experiência. Os resultados do estudo indicam as experiências das professoras como novas e significativas e que o elemento principal para a transformação da educação inclusiva passa pela necessidade de formação, estudos e trocas de experiências e de constante construção teórico-prática, que se faz mister no processo inclusivo. Palavras-chave: Educação Superior; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas The perspectives of Inclusive Education in the Education course: narratives of beginning teachers Abstract: This study aims to analyze the perspectives of future teachers in relation to the pedagogical practices necessary for the inclusion of students with disabilities, as well as the possibility of building them in the school routine. In order to participate in the research, sixteen future teachers who are attending the last semesters of the Education course and already work as interns in Basic Education were selected. The research is based on a qualitative approach and it uses narratives as an instrument for data collection. From the discursive textual analysis process, three dimensions were identified, based on the themes used in this study: Inclusive Education; Inclusive Pedagogical Practices; Experience. The results of the study indicate the experiences of the teachers as new and significant, and that the main element for the transformation of inclusive education involves the need for training, studies and exchanges of experiences as well as constant theoretical-practical construction, which is essential in the inclusive process. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; Teacher Training; Pedagogical Practices Las perspectivas de la Educación Inclusiva en el curso de Pedagogía: narrativas de profesores principiantes Resumen: Este estudio tiene por objetivo analizar las perspectivas de futuros profesores con relación a las prácticas pedagógicas necesarias para la inclusión de alumnos con discapacidad, así como la posibilidad de construirlas en el cotidiano escolar. Para participar de la pesquisa, fueron seleccionadas dieciséis futuras profesoras que están cursando los últimos semestres del curso de Pedagogía y ya actúan como pasantes en la Educación Básica. La investigación se fundamenta en un enfoque cualitativo y utilizó las narrativas como instrumento de recogida de dados. A partir del proceso de análisis textual discursivo, fueron identificados tres dimensiones, con base en las temáticas utilizadas en este estudio: Educación Inclusiva; Prácticas Pedagógicas Inclusivas; Experiencia. Los resultados del estudio indican las experiencias de las profesoras como nuevas y significativas y que el elemento principal para la transformación de la educación inclusiva pasa por la necesidad de formación, estudios y cambios de experiencias además de constante construcción teórico-práctica, que es esencial en el proceso inclusivo. Palabras clave: Educación Universitaria; Educación Inclusiva; Formación de Profesores; Prácticas Pedagógicas Data de registro: 14/04/2021 Data de aceite: 19/01/2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60460
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460/37891
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460/37892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos, Bento Selau da Silva Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos, Bento Selau da Silva Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 243-269
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207230186029056