A biografia como fonte para uma história da educação: subsídios para um debate necessários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/740 |
Resumo: | O presente artigo introduz o debate acerca da utilização das construções biográficas como fonte para a história da educação. Após apresentar algumas concepções no campo da pesquisa histórica, o trabalho avente a hipótese da utilização da biografia como um instrumento de análise da prática cultural dos indivíduos, que se constituíram em expressões corporificadas dessa prática. Em seguida, considerando o gênero biográfico como fonte histórica, e apoiando-se especialmente no pensamento de Wilhelm Dilthey, o artigo defende a utilização da biografia no campo da educação a partir da noção de que as construções biográficas podem abrigar uma intencionalidade educativa, em função de uma possível exemplaridade nelas contida. Palavras-chave: Educação; Biografia; História da educação. Résumé: L’article suivant introduit le débat à propos de l’emploi des constructions biographiques comme source pour l’historie de l’éducation. Après avoir présenté quelques conceptions dans le champ de la recherche historique, le travail propose l’hypotèse de l’emploi de la biographie comme un instrument d’analyse de la pratique culturelle des individus, qui pourraît se constituir d’expressions corporifiées de cette pretique. Ensuite, en considerant le genre biographique como source historique, et en s’appuiant spécialement dans la pensée de Wilhelm Dilthey, l’article défend l’emploi de la biographie dans le champ de l’éducation à partir de la notion des constructions biographiques comme l’abri d’une intentionalité educative, en fonction d’une possible exemplarité par eles contenue. |
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