Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761 |
Resumo: | Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar. Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations. |
id |
UFU-2_caf09681a2bbf2e35eca9be3e7fd53d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/761 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?Fracasso escolarRespeito à diversidadeConcepções de diversidadePrática pedagógica escolarNosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar. Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/76110.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 7-201982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761/687Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marília Villela de2023-03-15T13:49:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/761Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-15T13:49:40Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
title |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
spellingShingle |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? Oliveira, Marília Villela de Fracasso escolar Respeito à diversidade Concepções de diversidade Prática pedagógica escolar |
title_short |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
title_full |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
title_fullStr |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
title_full_unstemmed |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
title_sort |
Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? |
author |
Oliveira, Marília Villela de |
author_facet |
Oliveira, Marília Villela de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marília Villela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Respeito à diversidade Concepções de diversidade Prática pedagógica escolar |
topic |
Fracasso escolar Respeito à diversidade Concepções de diversidade Prática pedagógica escolar |
description |
Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar. Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 7-20 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231676055552 |