Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marília Villela de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761
Resumo: Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar.   Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations.
id UFU-2_caf09681a2bbf2e35eca9be3e7fd53d1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/761
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?Fracasso escolarRespeito à diversidadeConcepções de diversidadePrática pedagógica escolarNosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar.   Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/76110.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 7-201982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761/687Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marília Villela de2023-03-15T13:49:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/761Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-15T13:49:40Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
title Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
spellingShingle Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
Oliveira, Marília Villela de
Fracasso escolar
Respeito à diversidade
Concepções de diversidade
Prática pedagógica escolar
title_short Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
title_full Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
title_fullStr Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
title_full_unstemmed Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
title_sort Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje?
author Oliveira, Marília Villela de
author_facet Oliveira, Marília Villela de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marília Villela de
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Respeito à diversidade
Concepções de diversidade
Prática pedagógica escolar
topic Fracasso escolar
Respeito à diversidade
Concepções de diversidade
Prática pedagógica escolar
description Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais. Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar.   Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 7-20
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231676055552